Como Dirigir Um Culto – Passo a passo completo do que fazer e do que não fazer

O objetivo deste artigo é ajudar você a Como Dirigir um Culto de forma organizada, objetiva e que realmente agrada a Deus.

A Bíblia diz:

“Fazei tudo com decência e ordem” (I Coríntios 14.40)

O culto é algo essencial na vida do Cristão, pois é o momento o qual separamos para poder Louvar a Deus e Ouvir o que Ele tem para nos transmitir.

Por isso, vou trazer aqui algumas questões muito sérias, mas não com o objetivo de criticar, menosprezar ou ofender alguém.

Muito pelo contrário, nosso objetivo aqui é instruir você e centenas de outros irmãos a Como Dirigir um Culto que realmente agrada a Deus.

Digo isso, pois infelizmente temos visto muitos cultos dirigidos de forma totalmente desorganizada.

E na maioria das vezes a culpa não é de quem está dirigindo o culto, muito menos do pastor ou dirigente da igreja.

O problema está justamente na falta de instrução ou ensinamento, pois quase não há uma preocupação em ensinar os novos obreiros a como dirigir um culto.

É por isso que resolvemos criar este artigo completo!

É claro que não existe uma receita única para dirigir um culto, pois existem várias denominações de igrejas e cada uma segue uma liturgia diferente.

Mas quero aqui, dar a você uma direção e alguns conselhos extremamente importantes e que você precisa levar em consideração!

Como Dirigir Um Culto

como dirigir um culto
como dirigir um culto

Dirigir um culto pode parecer algo simples para quem já está acostumado, mas muitos irmãos ainda têm dificuldades e medo ao se expor diante da igreja.

E muitos outros ainda estão tendo a oportunidade para dirigir um culto pela primeira vez.

E se você é um destes, então fique tranquilo, você está no lugar certo!

Antes de tudo, você precisa saber de três coisas extremamente importantes e que você precisa levar em consideração: Objetivo, Preparação e o Espírito Santo.

 

1º – Espírito Santo

A pessoa do Espírito Santo é fundamental durante um culto, pois é Ele quem conhece o íntimo e o coração de cada pessoa que vai estar presente no culto.

São pessoas vivendo diversos conflitos e com problemas diferentes, e que só elas e Deus é quem sabe o que estão passando.

Por isso, não permita que o culto seja algo mecanizado, mas deixe o Espírito Santo de Deus trabalhar, operando e agindo nos corações, mas tudo com ordem e decência.

2º – Objetivo

Existem diferentes tipos de culto, por isso você precisa fazer pelo menos duas perguntas fundamentais antes de dar início a qualquer culto.

A primeira pergunta é: “Onde será o culto?”

  • Na Igreja
  • No lar de um irmão
  • No lar de uma pessoa não crente
  • Ao ar livre
  • Ou qual outro lugar?

A segunda pergunta é: “Qual o objetivo do Culto?”

  • Louvor
  • Oração
  • Estudo Bíblico
  • Ações de graças
  • Evangelístico
  • Santa Ceia
  • Congresso
  • De jovens
  • Infantil
  • Outro…

As perguntas são essenciais, pois definiram a forma e a linguagem a qual o culto será conduzido.

3º – Preparação

O culto não começa no momento em que você pega no microfone para dar início, mas sim quando você ainda está em casa ou quando recebe a notícia de que será o responsável por dirigir o culto.

A primeira preparação é espiritual: você precisa orar, jejuar e meditar na Palavra de Deus, você precisa se preparar espiritualmente, para que Deus possa agir com poder e graça no culto.

A segunda preparação é definir o Cronograma de culto, principalmente para os cultos de festividades, você precisa definir quem serão os responsáveis por:

  • Abertura
  • Louvor
  • Testemunho
  • Reflexão
  • Oportunidade
  • Pregação
  • Avisos ou agradecimentos
  • E outros, tudo depende do tipo de culto

Como Abrir Um Culto Passo a Passo

Agora que você já sabe qual é o objetivo do culto, já se preparou espiritualmente e está ciente de que é a pessoa do Espírito Santo o responsável por direcionar você a conduzir o culto.

Então é hora de saber como iniciar um culto, ou como abrir um culto passo a passo.

Como Fazer Uma boa Oração Inicial

Existem igrejas que têm o costume de orar por 30 minutos antes de iniciar o culto, outras por 15 minutos e outras que simplesmente fazem uma breve oração.

Então repare como é o costume de sua congregação e faça da mesma maneira.

Aqui também quero alertar você sobre um ponto extremamente importante, a qual já vi muitos irmãos errarem.

Talvez você possa discordar de mim neste ponto, achando que toda oração é boa diante de Deus.

Mas é bem verdade que existem muitas pessoas orando de forma errada, mas este será assunto para outro estudo.

E se você deseja recebê-lo em primeira mão, basta se cadastrar na nossa lista de transmissão do WhatsApp através do formulário abaixo.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Você já foi em algum culto, onde o irmão em sua oração inicial, começou a citar o nome dos irmãos da igreja e a falar os problemas que cada um estava enfrentando NO MICROFONE?

Por exemplo:

  • Senhor, toma a vida da irmã Cidinha, que está passando por problemas com seu esposo.
  • Senhor, toma a vida do irmão Rômulo, que foi mandado embora da empresa.
  • Senhor, toma a vida da irmã Rute, que está desesperada pois seu filho está envolvido com más amizades.
  • E por aí vai…

É bem verdade que todos nós passamos por problemas, mas expor a vida dos irmãos NO MICROFONE da igreja é algo completamente errado.

Pra mim essa é a oração do fofoqueiro!

Pois automaticamente os membros da igreja vão parar de orar para poder ficar ouvindo a oração do obreiro que está expondo a vida dos outros.

Como fica os vizinhos? E as pessoas passando na rua? Ninguém precisa saber dos problemas alheios.

Existem momentos específicos FORA DO MICROFONE, para que estas orações possam ser feitas.

Então, como fazer uma oração inicial?

Ore engrandecendo o nome de Deus, ore clamando pela misericórdia do Senhor, reconhecendo que você é falho e pequeno, mas que Ele é grande e Todo Poderoso.

Ore pedindo que Deus venha falar profundamente aos corações, dando resposta a quem precisa.

Dando refrigério ao que está aflito, dando vigor ao que está cansado.

Ore por cura, por transformação, por salvação, por restauração de casamentos, por portas abertas!!!

Mas tudo isso sem citar nome de outras pessoas e irmãos, NUNCA EXPONHA A VIDA DE ALGUÉM através do microfone.

Como Fazer Abertura na Igreja

Agora que já foi realizado a oração inicial, para abertura do culto, então é hora de darmos prosseguimento aos próximos passos sobre como fazer abertura na igreja.

 

Momento do Louvor

Como falei anteriormente, cada ministério (congregação) segue uma liturgia.

Mas em 99% das igrejas, após a oração inicial elas iniciam o momento de Louvor e Adoração a Deus!

Alguns convocam um irmão ou irmã para louvarem entre 2 a 3 hinos da harpa Cristã.

Outras convocam o ministério de louvor local para poder louvar alguns hinos.

Cabe aqui, você observar qual é o costume da sua igreja e segui-lo.

Momento da Palavra Introdutória

Após o momento do louvor, se dá início ao momento da leitura da Palavra de Deus.

Onde um irmão, obreiro, pastor ou até mesmo o responsável por dirigir o culto faz a leitura de alguns versículos bíblicos.

Normalmente a igreja se coloca de pé para a leitura.

Então se inicia a leitura de forma responsiva, ou seja, quem está com o microfone lê o primeiro versículo, a igreja toda lê o segundo versículo, depois quem está com o microfone lê o terceiro versículo, a igreja toda lê o quarto versículo e por aí vai, de forma alternada.

Após a leitura, algumas denominações têm o costume de fazer uma nova oração, agradecendo a Deus pela Palavra e depois seguir para as oportunidades.

(Aqui na igreja a qual faço parte, perguntamos se alguém tem algum pedido especial de oração, seja por um membro da família, vizinho ou conhecido.

E também chamamos as crianças à frente do altar, para fazermos uma oração por elas.)

Outras denominações têm o costume de fazer uma breve explanação do texto lido.

E também já vi denominações que esticam o momento do louvor durante uns 30 minutos, e logo em seguida, este momento da Palavra já é a pregação final, depois já partem para as ofertas e finalizam o culto.

(Leia também…)

Conheça 29 Versículos Bíblicos que você poderá usar para abertura de culto na sua igreja

Momento das oportunidades e Testemunhos

Após o período da leitura oficial, inicia-se o momento onde são distribuídas algumas oportunidades para conjuntos e outros irmãos.

Neste ponto você precisa observar bem qual é o costume de sua congregação, pois essa parte varia muito, principalmente entre igrejas com poucos membros e outras com centenas de membros.

Algumas igrejas nos cultos de domingos, costumam dar oportunidades apenas aos conjuntos, além de 1 ou 2 irmãos para dar testemunho.

Outras igrejas, principalmente nos cultos de semana, costumam dar oportunidades para alguns membros poderem se expressar.

Existem igrejas, que somente quem é batizado nas águas e toma santa ceia pode ter oportunidade.

Outras, apenas quem é membro da denominação.

E por aí vai…

Apresentação dos Visitantes

A maioria das igrejas faz a apresentação dos visitantes, antes da pregação. Mas também há aquelas que só fazem após a pregação e há muitas que nem mesmo notam a presença deles no culto, o que eu acho extremamente errado.

O visitante precisa ser notado e principalmente bem tratado!

Quando você vai visitar alguém e não é bem tratado, você vai querer voltar na casa daquela pessoa num outro dia?

É claro que não!

Então porque logo na Casa de Deus, nós como igreja vamos negligenciar os visitantes?

Afinal, aquele visitante pode ser um futuro membro da igreja, pode ser alguém passando por uma situação difícil e a sua congregação pode ser o instrumento de Deus para abençoá-lo.

Se sua congregação é pequena, então peça aos obreiros da recepção para anotar os nomes dos visitantes.

Assim você poderá apresentá-los à igreja citando seus nomes.

Se sua congregação é grande, e citar o nome dos visitantes no microfone demandará muito tempo, então ao menos peça para os visitantes se colocarem de pé, para que a igreja possa conhecê-los.

Momento do Ofertório

Em 99% das igrejas, este momento é realizado antes da Pregação.

Em algumas igrejas, como aqui na minha congregação, por exemplo, chama-se um obreiro para fazer a leitura de um texto bíblico propício para este momento e dar uma breve explanação acerca do texto. E após, ele faz uma oração específica.

Enquanto o obreiro está fazendo a explanação do texto, os diáconos distribuem envelopes a todos, e aquele que deseja ofertar ou dizimar de bom grado, colocam a oferta dentro deste envelope, que depois é recolhido.

Há igrejas, que não fazem nenhuma leitura bíblica específica para falar sobre as ofertas, o obreiro apenas faz uma oração e depois os diáconos passam com a Salva.

Há também igrejas que primeiro, passam com a salva e só depois, com os diáconos diante do altar, fazem uma oração pelos irmãos que ofertaram e também pelos que não puderam ofertar.

Há igrejas, que você precisa sair do seu lugar é ir até o altar, para depositar sua oferta ou dízimo em uma urna, chamada de “Gazofilácio”.

Enquanto os diáconos estão recolhendo os envelopes, passando com as salvas ou enquanto os irmãos vão até o gazofilácio, na maioria das igrejas se louva um hino.

Seja convidando uma pessoa para isso, ou ministério de louvor. Já vi também departamentos, louvando durante este período Ofertório.

Observe e siga o costume de sua congregação!

(Leia também…)

27 Versículos Sobre Dízimos e Ofertas que você poderá usar no momento ofertório

Palavra de Oferta Com Explicação: Vários Versículos Explicados, Para Você se Inspirar

Momento da Pregação da Palavra

Este é o momento a qual vamos continuar a ouvir Deus falar conosco, através da ministração de Sua Palavra.

Normalmente se chama o pregador para junto ao púlpito, e faz uma breve oração pela vida do mesmo, pedindo que Deus possa usá-lo para falar ainda mais com sua igreja.

  • Tem o momento do “Apelo” que é fundamental, mas normalmente o próprio pregador costuma fazer o “apelo”, após a ministração.

(Leia também…)

7 Temas de Pregação Que vão Fazer seus ouvintes chorar e sentir a Presença de Deus

Momento dos Agradecimentos

Este é um momento muito importante principalmente nos cultos onde se recebe algum visitante.

Pois você poderá agradecer pela visita e fazer um convite para que retorne nas próximas reuniões da igreja.

Muitas igrejas, desde pequenas congregações e até mesmo grandes denominações, ignoram a recepção dos visitantes.

A ideia aqui não é bajulação, mas sim mostrar ao visitante que a sua igreja notou a presença dele ali no culto.

Se for festividade, culto de jovens ou outro departamento, agradeça pela presença dos departamentos de outra igrejas que vieram prestigiar.

Oração Final

Este é o momento de orar a Deus agradecendo pelo culto e por que o Senhor mais uma vez falou profundamente aos corações.

Ore pedindo que o Senhor possa conduzir a cada um de volta aos seus lares em paz e segurança.

Bênção Apostólica

A benção apostólica normalmente é ministrada pelo pastor ou dirigente da congregação!

Conclusão

Espero que este conteúdo sobre como dirigir um culto possa ajudar você!

Caso tenha ficado com alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que teremos o prazer em te responder.

Lembre-se, sua dúvida pode ser a mesma de algum outro irmão.

Com sua dúvida, podemos também atualizar este artigo, para que ele fique ainda mais completo.

Se na sua igreja tem algum costume diferente do que escrevemos aqui, sinta-se à vontade em compartilhar conosco.


Antes de sair desta página, me responda algumas perguntas…

  • Você gostaria de entender melhor a Bíblia para poder Pregar a Palavra de Deus?
  • Gostaria de extrair lições de textos bíblicos e saber como começar, desenvolver e terminar um sermão?
  • E se você pudesse controlar o nervosismo e assim pregar com mais liberdade e desenvoltura?

Existe um material que ensina exatamente tudo sobre elaboração de sermões impactantes e como pregar com mais liberdade e desenvoltura, através de um passo a passo incrível.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

Além de poder fazer parte de um seleto grupo no WhatsApp de novos pregadores sinceros e comprometidos com o Reino que já estão fazendo a diferença…

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    7 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Esse artigo foi muito útil para mim,que vou ter a oportunidade de dirigir um culto pela primeira ves e estou um pouco nervosa,mas Deus na frente de tudo..que o senhor continue lhe abençoando pastor vc e sua família.

    2. pr.a paz do senhor.
      sou pastora de uma missionaria e estou tendo problemas com uma obreira rebelde, e eu sou tenho ela para me ajudar na obra do senhor…me ajuda com uma palavra o que eu devo fazer?
      obrigado Deus te abençoe

    3. Obrigada pelo seu empenho pastor, que Deus abençoe sua vida ricamente. Estou iniciando agora e é uma grande honra, porém tmb grande responsabilidade.