8 Motivos Para Você Pregar a Palavra de Deus – Não Fuja Dessa Responsabilidade

Vou te mostrar 8 motivos pelo qual você deve se tornar um pregador ou pregadora da Palavra de Deus.

Mesmo que você seja um novo convertido, ou até mesmo já tenha bons anos como cristão.

Chegou a hora de desenterrar o talento que Deus te deu e vou provar isso para você dentro da Bíblia Sagrada.

Muitas pessoas ficam completamente nervosas só de pensarem na possibilidade de pregar a Palavra de Deus.

Talvez você até tem o desejo que arde forte no seu coração de pregar a Palavra de Deus, porém a timidez, o medo e o sentimento de inferioridade te faz travar.

E dessa forma o tempo vai passando e você não consegue se preparar para o ministério que Deus te chamou.

A timidez e o medo são os principais inimigos na vida do cristão, pois o impedem de fazer a obra de Deus com excelência.

Mas algo que pouca gente fala é sobre o sentimento de inferioridade…

Hoje em dia existem técnicas e ferramentas que auxiliam as pessoas, na hora de falar em público. E para o verdadeiro cristão, que…

…realmente deseja agradar ao Mestre e cumprir com o propósito que Deus tem para a sua vida, com certeza ele vai querer investir no conhecimento destas técnicas e ferramentas, para poder transmitir melhor a palavra de Deus.

Mas, a grande verdade é que muitas pessoas tem o medo de pregar a Palavra de Deus não apenas por isso, mas também por não se sentirem totalmente preparadas e capacitadas para poder ministrar.

Muitos cristãos usam o nervosismo e a timidez como desculpas para não poder pregar, mas…

… a grande verdade é que lá no fundo eles não se sentem preparados para poder explanar a palavra de Deus.

E isto acontece pois muitos cristãos têm dificuldade em interpretar a Bíblia Sagrada, e por isso tem medo de falar algo errado diante da congregação.

Principalmente se este crente já é um obreiro na casa do Senhor.

Não sei se você se sente assim, mas este sentimento de incapacidade me corroeu por um bom tempo, quando era novo na fé e até mesmo quando ainda era diácono na igreja.

Eu estava cercado por homens e mulheres com grande conhecimento bíblico e teológico em minha congregação, que pregavam com grande sabedoria e unção.

Que quando ministravam a palavra, os outros irmãos ficavam maravilhados com tamanha sabedoria e conhecimento bíblico.

E por mais que eu estudasse a Palavra de Deus, toda vez que recebia o convite para ministrar a palavra, sempre vinha este sentimento de inferioridade, na minha mente eu pensava:

  • “Quem sou eu? Tem tantos irmãos bem mais preparados para poder ministrar…”
  • “E se eu falar alguma coisa errada? Os irmãos vão me julgar e criticar…”

Enfim, estes eram apenas alguns dos meus pensamentos e que eu usava como desculpa para não poder pregar a Palavra de Deus.

É bem verdade que eu e você não somos nada. Somos pó e cinza e para lá um dia nosso corpo retornará. E nossa alma seguirá ao juízo: céu ou inferno.

Porém, enquanto estivermos aqui na terra, temos uma missão a cumprir.

E essa missão é para todo aquele que verdadeiramente crê no Senhor Jesus Cristo, e o aceitou como único Salvador de sua vida.

Além disso, essa missão foi dada pelo próprio Senhor Jesus Cristo antes de subir aos céus, após a sua ressurreição.

Ele delegou esta missão não apenas para pastores, presbíteros, missionários, obreiros ou líderes.

Mas esta missão foi dada a todo aquele que segue a Jesus:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16:15)

Não existe desculpas, você foi chamado para pregar a Palavra de Deus.

Até hoje eu tenho a plena convicção e certeza de que existem muitas pessoas bem mais preparadas e gabaritadas teologicamente para poder pregar e fazer a obra de Deus.

Porém, Deus também me chamou, e aqui estou eu, fazendo a obra de Deus por onde passo e desenvolvendo este trabalho também através da internet.

Não posso ficar dando desculpas para Deus, preciso fazer a minha parte!

Antes de lhe apresentar os 8 motivos pelo qual você deve pregar a Palavra de Deus, preciso que você reflita numa coisa:

  • Davi era excluído,
  • Moisés gago,
  • Abraão era velho demais,
  • Jeremias muito novo;

Então te pergunto: “Até quando você vai olhar para o que é, e não para o que Deus pode torná-lo?”

8 Motivos Para Você Pregar o Evangelho a Toda Criatura

1 – Gratidão:

Se hoje você é um cristão, provavelmente é porque alguém um dia pregou para você.

Pense por um instante em quem você era lá no lamaçal do pecado, nas garras do diabo. E como está a sua vida hoje com Jesus?

Ele tem te transformado, cuidado de você em cada detalhe, mesmo nas tribulações desta vida.

Então se Jesus é alguém tão bom, maravilhoso e transformou a sua vida, com toda certeza você também precisa compartilhar Ele com alguém.

Para que outras pessoas que hoje ainda estão em trevas, possam vir para a Luz, através da sua pregação.

2 – Obediência:

Como já aprendemos, fazer o Ide é uma ordenança do Senhor Jesus, e quando você está pregando a Palavra de Deus, você está cumprindo com esta ordenança.

Obedecer é melhor do que sacrificar…

A bíblia diz em Lucas 19:40 que se nós nos calarmos, até as pedras clamarão. Mas creio que isso não precisará acontecer.

Afinal, eu e você vamos juntos obedecer a ordem do Senhor e fazer a Sua obra aqui na terra.

E com a ajuda do Espírito Santo, conduzirmos os pecadores ao arrependimento.

3 – Amor ao Próximo:

Se você sabe que numa rua está tendo tiroteio, você vai avisar as pessoas para não ir para aquela rua, não é verdade?

Com a Palavra de Deus é a mesma coisa…

Se você sabe que alguém está trilhando um caminho errado, que aos olhos dos homens pode até parecer direto, mais que o seu fim conduz a morte eterna, então você precisa alertá-lo.

Isso é amor ao próximo e todos os mandamentos se resumem em amar a Deus e a teu próximo, como a ti mesmo.

4 – Te ajuda a evitar a culpa de sangue: Veja o que está escrito em Atos 20: 19-20 e tire suas próprias conclusões.

Portanto, no dia de hoje, vos protesto que estou limpo do sangue de todos. Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus. (Atos 20:26,27)

Quando você conduz um pecador ao arrependimento, tenho uma outra boa notícia pra você, veja:

Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados. (Tiago 5:20)

5 – É uma prioridade:

A pregação sempre foi uma das prioridades na igreja e isso nunca irá mudar.

Poucos meses antes de Deus escolher Maria para ser a mãe de Jesus, Deus já havia escolhido João Batista para poder preparar o caminho.

João Batista apregoou o arrependimento, preparando o caminho para a chegada do Messias.

E hoje eu e você precisamos priorizar a pregação, para que as pessoas possam crer e aceitar o sacrifício do Messias na cruz do calvário, pois Jesus está voltando!

6 – Odiamos o Pecado:

Justamente por esse motivo é que devemos pregar o evangelho, pois sabemos que o pecado fere a santidade de Deus. Além de levar a vida do pecador a um caminho onde a morte eterna é algo certo.

Deus ama ao pecador, mas abomina o pecado. E nós como seguidores de Cristo também!

7 – Responsabilidade: É completamente impossível crer e ser salvo se não houver quem pregue a palavra de Deus.

Veja o que o apóstolo Paulo escreveu em RM 10:14

Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?

É nossa responsabilidade anunciar a Palavra de Deus!

8 – Para Ver Milagres:

E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém. Marcos 16:20

Os milagres, as curas e outras diversas atividades expressivas sempre andaram lado a lado com a pregação.

O milagre só pode acontecer na vida de alguém se houver fé. E uma pessoa só poder ter fé se ela ouvir a palavra de Deus, afinal a bíblia mesmo diz …

De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela _________ de Deus! Rm 10:17

Então Não Fuja da Sua Responsabilidade

Você foi escolhido por Deus para poder transmitir Sua Palavra aqui na Terra. Seja no púlpito diante dos irmãos, seja em pequenos grupos, seja na faculdade, nos presídios, hospitais, nas ruas ou até mesmo no meio de sua parentela…

Seja aonde for, Deus te resgatou, te limpou e te purificou para um propósito, que é pregar a Palavra!

Então, antes de sair desta página, me responda algumas perguntas…

Você gostaria de entender melhor a Bíblia para poder Pregar a Palavra de Deus?

Gostaria de extrair lições de textos bíblicos e saber como começar, desenvolver e terminar um sermão?

E se você pudesse controlar o nervosismo e assim pregar com mais liberdade e desenvoltura?

Existe um material que ensina exatamente tudo sobre elaboração de sermões impactantes e como pregar com mais liberdade e desenvoltura, através de um passo a passo incrível.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

Além de poder fazer parte de um seleto grupo no WhatsApp de novos pregadores sinceros e comprometidos com o Reino que já estão fazendo a diferença…

Botão curso de pregador

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    9 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Muito bom a explicação.
      Ótimo.
      Cada dia aprendo mais um pouco.
      Somos eternos aprendiz.
      Passa o zap do Senhor Pastor.

    2. Ótimo artigo irmão, parabéns, dicas excelentes…

      …realmente não conseguimos fugir do nosso chamado, agora é dever nosso preparar para ser obreiro aprovado.

    3. Paz e Graça.
      Muito Bom o Estudo, gostaria de acrescentar algo que penso ser de suma importância para o Cristão que deseja Pregar a Palavra de Deus.
      Visto que a pregação é a tarefa mais sublime dada a igreja, aquele que prega, deve adotar ao menos três posturas em relação a ela, vejamos:
      1. Ele precisa conhecê-la.
      2. Ele precisa cumprir.
      3. Ele precisa ensinar.
      Que Deus continue abençoando a sua vida, estou sempre por aqui acompanhando os seus textos.
      Pr. Altemar Oliveira

      • Graça e Paz pastor Altemar, obrigado por contribuir com este comentário de grande valia. É um privilégio saber que o amado tem nos acompanhado! Que Deus abençoe sua vida, seu ministério e seus projetos!

    4. Eu me sinto fora de mim quando eu lê a palavra de Deus e tão forte que não sei explicar eu falo o nome de Jesus Cristo e minhas lágrimas cai sem eu querer eu não sei o que Deus quer de mim