A Ressurreição de Lázaro – E o Grande Propósito Que Deus Tem Reservado Para a Sua Vida

A Ressurreição de Lázaro é um dos textos mais famosos da Bíblia Sagrada.

Relatado apenas no Evangelho escrito pelo apóstolo João no capítulo 11, essa história é frequentemente citada nos púlpitos das igrejas. Sendo interpretada das mais diferentes formas.

E hoje o Espírito Santo de Deus, mais uma vez vai ministrar de forma poderosa em seu coração.

Você também vai ter a oportunidade de conhecer e entender um pouco mais sobre o propósito que o Senhor Jesus tem reservado para a sua vida. Através dos grandes ensinamentos e revelações que veremos a seguir.

Então vamos juntos mergulhar nessa pregação evangélica para sermos impactados uma vez mais pela Palavra de Deus.

Mas antes, você precisa saber que neste estudo não entrarei em detalhes sobre quem foi Lázaro e seus significados.

Pois já abordamos sobre sua biografia e outras principais perguntas que causam dúvidas acerca de Lázaro em outro estudo…

(Recomendo que você leia depois!)

Quem Foi Lázaro – A História de Lázaro Vista Por Um Outro Ângulo

A Ressurreição de Lázaro 

a ressurreição de lázaro
O Milagre da Ressurreição de Lázaro

O texto de João 11 se inicia falando sobre Lázaro, que estava enfermo.

No entanto suas irmãs Marta e Maria, enviaram um mensageiro até Jesus dizendo: “…Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas.”

Jesus porém ao receber a notícia, vai dizer aquela frase que conhecemos muito bem…

… Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. (João 11:4)

Talvez, hoje você esteja vivenciando uma situação difícil na sua vida. Mas como um mensageiro do Senhor eu quero te transmitir o seguinte recado.

Isso que você está passando não é para a sua vergonha, não é para te matar, muito menos para tirar você da presença de Deus…

Mas SIM para que o nome do Senhor venha ser glorificado na sua vida!

Deus tem um proposito maior para realizar em sua vida e através de você. Mas para que isso venha se cumprir é necessário que você venha passar por essa provação.

Você vai ter milagres vivenciados para testemunhar…

Você não vai apenas contar bençãos e milagres que outras pessoas viveram, mas agora você é que vai dizer “EU VIVI UM MILAGRE!

E como profeta de Deus eu quero profetizar na sua vida que essa dor já vai passar…

O tempo da glorificação de Deus na sua vida já está chegando…

Você pode crê em nome de Jesus?

O Pior Acontece

Quem sabe Lázaro, Marta e Maria, após receberem a resposta de Jesus transmitida pelo mensageiro, agora ficaram um pouco mais aliviados.

Afinal, Lázaro não vai morrer. E logo logo essa enfermidade vai embora e então nossa vida vai voltar ao normal.

Só que depois de algumas horas o pior acontece.

Lázaro, está morto!

Podemos imaginar quem sabe, o desespero daquelas duas irmãs, as lágrimas escorrendo de seus olhos.

E elas sem acreditar no que está acontecendo, se lembram das palavras transmitidas pelo mensageiro.

Quem sabe agora, elas estão envolvidas em um sentimento de dor, choro, frustração e até mesmo se sentindo traídas…

Afinal, porque Jesus não veio com o mensageiro? Lázaro ainda estava vivo e Jesus poderia ter curado o nosso irmão.

Recepcionamos Jesus em nossa casa todas as vezes que Ele vinha até a nossa cidade, Ele se alimentou na nossa mesa, se assentou no nosso sofá, abrimos a porta da nossa casa para Ele…

Mas agora no momento em que a gente mais estava precisando d’Ele, Ele não apareceu!

Muitas vezes o pior acaba acontecendo na nossa vida.

E nos vemos envolvidos por tantos sentimentos de dor e frustrações, que acabamos acreditando que Jesus nos abandonou.

Agora já é tarde demais! O Mestre não veio, Ele me abandonou, o Mestre não me ama!

Ei, grave bem o que vou te falar…

Mesmo que o pior tenha acontecido na sua vida, mesmo que você esteja se sentindo sozinho e abandonado, saiba de uma coisa “A Última Palavra Vem de Deus.

Eu vou repetir pra você memorizar…

Independentemente da situação que você esteja vivendo, mesmo que você esteja no fundo do poço, mesmo que a morte tenha batido na sua porta…

Mesmo que o seu cônjuge tenha saído de casa, mesmo que seus filhos estejam nas dogras e na prostituição…

Mesmo que o médico já tenha lhe dado o diagnóstico dizendo que não tem mais jeito, mesmo que a sua vida financeira esteja um caos…

Ei, como profeta de Deus eu quero dizer pra você. “A ÚLTIMA PALAVRA VEM DE DEUS!

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Se Jesus falou, Ele vai cumprir

O recado que aquele mensageiro transmitiu a Marta e Maria, foi uma mensagem proferida pelos próprios lábios do Senhor Jesus.

Aquele mensageiro não se confundiu, ele não trocou as palavras e muito menos usou de emocionalismo.

Mas o que ele transmitiu foi exatamente aquilo que Jesus falou. E se Jesus falou está falado.

Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Passarão os céus e a terra, mas as suas palavras não hão de passar.

Ei, se Jesus falou então se prepare porque vai se cumprir. E como profeta e mensageiro do Senhor eu quero profetizar na sua vida…

Que ainda que o cenário a sua volta esteja tudo ao contrário, ainda que todos tenham virado as costas pra você, e agora a única coisa que sabem fazer é te criticar, dizer que você não é nada e que você não vai conseguir…

Eu profetizo o sobrenatural de Deus na sua vida… Essa situação não vai ficar do jeito que está…

O Mestre Jesus já está indo em direção a sua casa, e aquilo que Ele prometeu, Ele vai cumprir em cada detalhe…

Isso é só pra quem crê, amém?


RECADO IMPORTANTE PARA VOCÊ PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS

  • Você costuma ter dificuldades para encontrar um tema para sua pregação?
  • Você até ora a Deus, pede por uma palavra inspirada para que você possa ministrar aos ouvintes, mas ao abrir a Bíblia, dá um branco na sua mente e você não consegue nem mesmo elaborar as primeiras linhas do seu sermão?
  • E se você pudesse ter a sua disposição um material com Esboços de Pregação totalmente prontos, não para copiá-los por inteiro, mas para servir de inspiração para você poder adaptá-los conforme o direcionamento do Espirito Santo de Deus?

Por isso, apresento a você o Kit de Esboços de Sermões Bíblicos desenvolvido ao longo do meu ministério. Com tópicos totalmente bem detalhados e esmiuçados, para você se inspirar e deixar o Espirito Santo de Deus te usar.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para ter acesso a uma fonte de inspiração que vai transformar para sempre as suas pregações.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO TER ACESSO A ESTE MATERIAL DE INSPIRAÇÃO COM ESBOÇOS DE SERMÕES BÍBLICOS


Jesus vai até Betânia

Após Jesus receber a noticia sobre a enfermidade de Lázaro, ainda permaneceu por mais 2 dias no local aonde estava.

Só então depois deste tempo que Jesus chama os seus discípulos dizendo:

…Vamos outra vez para a Judeia… Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. (João 11:7,11)

Quando Jesus chega a aldeia de Betânia, Lázaro já esta morto e sepultado a 4 dias.

Quando Marta fica sabendo que Jesus está próximo de sua casa, sai correndo ao seu encontro… E logo após sua irmã Maria.

Não vamos aqui nos ater sobre Marta e Maria e a grande lição que podemos aprender com o encontro delas e Jesus.

(Para isso recomendo a leitura) 

Após o encontro de Jesus com Maria, o Mestre pergunta:

…Onde o pusestes? (João 11:34)

Então levaram o Senhor Jesus até o local onde Lázaro estava sepultado. E Jesus ao ver todo aquele cenário a Bíblia nos relata que Jesus Chorou!

Muitos dos judeus que ali estavam começaram a comentar entre si, “Olha, veja como Ele amava a Lázaro.

Porém outros diziam “não poderia Ele, que deu vista aos cegos, ter feito alguma coisa e evitado a morte de Lázaro?

Muita das vezes, em nosso momento de dor, choro e gemido, raras são as pessoas que se comovem com a nossa prova.

A maioria das pessoas ficam questionando entre si, e outras até mesmo nos aponta o dedo perguntando, “Onde está o seu Deus? Eu não disse que esse negócio de igreja é papo furado?” e por ai vai, não é verdade?

Muitos questionam a nossa fé.

Mas sabe porque isso acontece? Porque eles não sabem da promessa!

Essas pessoas não sabem da promessa que Deus fez e tem reservado para a sua vida.

A promessa que está sobre a tua vida é algo pessoal e intransferível…

É claro que quando a promessa se cumprir, ela vai contagiar todos a sua volta.

Mas como o ímpio não sabe discernir as coisas espirituais, então ele te afronta.

E infelizmente dentro das igrejas ainda tem muitos crentes como Marta. Creem que Jesus é o Filho de Deus, mas tem dificuldade em acreditar que Deus pode fazer o impossível acontecer na vida do próximo.

Jesus Ressuscita Lázaro 

Então levaram Jesus até o local aonde Lázaro estava sepultado. E Jesus vendo todo aquele cenário, a Bíblia nos relata que mais uma vez o Mestre vai se comover.

E ao ver que havia uma pedra, posta na caverna onde Lázaro estava, Ele vai dá uma ordem:

Tirai a pedra…

A pedra, tinha como objetivo impedir o mal cheiro de sair… Por isso Marta logo vai dizer, Senhor já cheira mal, pois já é de 4 dias.

A grande questão é que a ressurreição de Lázaro estava prestes a acontecer, mas parece que Marta ainda não estava compreendendo os mistérios do Senhor.

Marta estava tão focada na dor em que estava vivendo, que mesmo tendo ouvido dos próprios lábios do Senhor Jesus palavras como:

  • Eu sou a ressurreição e a vida,
  • Se creres verás a glória de Deus,
  • Quem crê em mim ainda que esteja morto viverá…

..ela não conseguia ter a verdadeira fé para crer que o milagre estava prestes a acontecer. Por isso ela vai dar uma desculpa…

Quantas vezes isso acontece com a gente?

Focamos tanto no problema, na dor, na prova a qual estamos vivendo, que aos poucos vamos perdendo a fé.

E mesmo Jesus falando que vai fazer o milagre, a gente até ouve a mensagem, gosta, pula e dá glória a Deus. Mas no fundo no fundo já perdemos a fé e acabamos dando desculpas para o Mestre.

O que na verdade só nos impede de recebermos o milagre.

Por isso, você precisa focar menos nos problemas, e coloque todo o seu foco na promessa que Jesus te fez.

Mas quando observamos o texto que está em apreço, percebemos que alguém vai crê por Marta, e remove a pedra.

E é exatamente nesse momento, que Jesus vai liberar a última palavra!

Jesus vai dizer “Lázaro vem para fora

E a Bíblia então vai nos informar que Lázaro sai para fora e o nome de Deus é glorificado!

O corpo de Lázaro já estava entrando em decomposição, mas nada disso foi capaz de impedir o milagre de acontecer.

Ei, no dia de hoje o Mestre Jesus está liberando a palavra final na sua vida. Hoje, o que Ele tem reservado para você é Palavra de Vitória, é Palavra de Renovo para a sua vida.

Eu sei que existem momentos na vida que só queremos chorar, parar a caminhada e jogar tudo pro alto. Porque está tão difícil suportar, não é verdade?

Mas nesse momento o Espírito Santo de Deus te toca e diz “Lembra das promessas que Eu te fiz?

Não é tempo de parar… A caminhada ainda é longa!

O nome de Deus vai ser glorificado na sua vida. Ele vai realizar o propósito que Ele tem reservado através da sua vida.

Creia e tome posse dessa Palavra em nome de Jesus.


Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…

  •  Como entender a Bíblia para pregar;
  •  Como extrair lições do texto;
  • Como começar, desenvolver e terminar o sermão;
  •  Como usar ilustrações;
  • Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;
  • Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
  • Como controlar o nervosismo.

Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões impactantes e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

Botão curso de pregador

Essa pregação sobre a ressurreição de Lázaro foi inspirada pelo Espírito Santo. Se ela tocou fortemente no seu coração, então compartilhe com sua rede de amigos que também necessitam dessa mensagem.

Basta compartilhar em sua rede social preferida usando os ícones abaixo.

Aproveita e deixa também um comentário, terei a honra de responder você pessoalmente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    42 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. parabens Pastor. Mensagem edificante. Já tinha ouvido e lido varias ministrações sobre esse texto, mas o senhor trouxe algo novo… acrescentou muito.. Deus o abençoe cada dia mais.

    2. Primeiramente gostaria de agradecer a Deus por essa oportunidade que eu estou tendo e depois a vocês.
      Por esse excelente trabalho que a sua equipe esta fazendo para ajudar as pessoas a fazerem os seus textos e esboços, para uma boa preparação para pregar uma palavra poderosa e impactante.
      Confesso a vocês que achei muito interessante o trabalho de vocês sobre a obra de Deus.
      Esss trabalho nos tráz mais conhecimentos nos dando mais confiança com relação a palavra de Deus.
      Vocês estão de parabéns.

      Que Deus abençoe o seu trabalho.
      Para que vocês dê continuidade a esse maravilhoso trabalho Amém.
      Obrigado ok…

      • Graça e Paz Alex, fico muito feliz em ler seu depoimento, toda Honra e Glória seja dada a Deus! Que o irmão continue estudando juntamente conosco e que juntos possamos crescer na graça e no conhecimento. Deus Abençoe!

    3. Pb Robson a Paz do Senhor

      eu gostei muito da mensagem muito edificante Gloria a Deus
      gostaria de fazer uma pergunta ao irmão é errado eu usar essa mensagem do irmão e pregar em outra igreja ?

    4. Hoje estarei pregando no culto de senhoras na minha igreja e o texto que havia escolhido foi exatamente este de João 11.1-45. Li a sua mensagem e gostei. Ela me servirá de base para a minha pregação de hoje.
      Que o Senhor continue lhe ungindo e usando neste ministério tão importante.

    5. eu amei a mensagem me deu um animo me senti mas forte a minha fé eu estou um pouco com o coração la n fundo meio triste ma estou confiante que vou vence e contarei a minha vitória e vou dar testemunho da mensagem que li amem que Deus abençoe o senhor pastor

    6. Explicacao dessa passagem da biblia foi maravilhosa e a pregacao serviu para edificar nossos coracoes, compeendi bem a palavra de Deus….glorias a Deus

    7. A paz do Senhor Pr. Robson. Gostei muito desta mensagem, realmente é muito edificante! Que Deus continue abençoando abundantemente o seu ministério muitíssimo.

    8. graça e paz pastor Robson Silva.Parabens pela mensagem muito edificante estou maravilhada edificou mais a minha fe.muito obrigada.Deus continue te abençoando.

    9. muito lindo o seu comentario sobre esse tema que Deus continue te usando e que muitas pessoas possam ser abençoadas atraves desse dom gloria a Deus