Como Memorizar 13 Versículos Bíblicos em apenas 7 Dias, Mesmo Que a Sua Memória Não Seja Muito Boa

Vou te mostrar neste pequeno artigo um método simples e extremamente eficaz que eu mesmo usei para Memorizar 13 Versículos Bíblicos em apenas 7 dias. E que me ajudou a acabar com o desânimo e a fraqueza espiritual.

Vale lembrar também, que depois você pode continuar replicando essa estratégia, e assim continuar memorizando 13 novos versículos a cada nova semana.

Se você ainda não me conhece, meu nome é Robson Silva, sou pastor e fundador do blog Eu Sigo a Jesus.

Que tem por missão ajudar pessoas comuns a ter um relacionamento extraordinário com Deus, e assim alcançar uma vida de propósito e de grandes realizações.

E desde que foi lançado em agosto de 2016, pela infinita misericórdia do Senhor, tivemos a oportunidade de impactar 2.988.679 pessoas através de estudos bíblicos e aconselhamento espiritual.

E agora chegou a sua vez de ser transformado pelo Poder da Palavra de Deus e aprender a como memorizar versículos Bíblicos.

como memorizar versículos bíblicos
Aprenda a Memorizar 13 Versículos Bíblicos em apenas 7 Dias!

Eu sei o quanto é difícil e até mesmo constrangedor, quando você é procurando por um membro da igreja ou até mesmo uma pessoa não cristã, que vem até você para desabafar, querendo uma orientação ou uma palavra de esperança.

E você ouve atentamente essa pessoa, mas não consegue puxar na memória um versículo bíblico que vá de encontro com o problema que essa pessoa está passando, e assim poder confortá-la e orientá-la a luz da Palavra.

Sei exatamente o sentimento que é gastar tempo estudando e memorizando alguns versículos chaves, e depois de alguns dias você já não conseguir mais se lembrar deles.

Principalmente as referências, não é verdade?

A cada novo versículo que pegava para decorar, eu ia me esquecendo dos mais antigos.

Por isso, que com muita persistência e ajuda do Espírito Santo, descobri uma coisa chamada de “Curva do Esquecimento”.

E baseado nisso, aprendi uma forma de exterminar de uma vez por todas o problema de esquecimento e memória ruim.

A Curva do Esquecimento

como memorizar versículos com facilidade
Gráfico representativo da curva do esquecimento (linha vermelha)

Esse termo surgiu através de estudos realizados por Hermann Ebbinghaus, psicólogo alemão que viveu no final do século XIX.

E consiste na representação gráfica da relação existente entre a retenção das informações adquiridas e o tempo em que elas permanecem retidas em nossa memória.

Ou seja, o assunto que você acabou de estudar hoje, daqui 20 minutos você já não se lembrará mais de 40% dele.

E depois de 24hs, você provavelmente não vai se lembrar mais de 80% do que estudou. E a tendência é esquecer ainda mais no decorrer dos dias.

Então qual seria a melhor forma de frear os efeitos do esquecimento?

É fazendo revisões.

Não vou me ater a muitos detalhes sobre a curva do esquecimento, já que esse não é o objetivo do artigo, mas sim ensinar você a como memorizar versículos bíblicos.

Mas posso afirmar que ao descobrir as técnicas que concurseiros e estudantes usavam para memorizar e assim passar nas provas. Resolvi fazer algumas adaptações e criar um passo a passo que realmente funcionasse, para nós cristãos.

Pois pensei: “já que concurseiros e estudantes conseguem aplicar essas técnicas e memorizar conteúdos de várias matérias, e assim tirar boas notas. Por que não posso usar essa mesma metodologia e memorizar a Palavra de Deus e assim impactar vidas?

Como Memorizar Versículos Bíblicos

Então se você chegou até aqui, se prepare para conhecer os 4 passos para você memorizar 13 versículos em apenas 7 dias.

No final eu preparei uma surpresa incrível para você. E que vai ajudá-lo a memorizar ainda mais versículos da palavra de Deus, de forma rápida e eficaz!

1º Passo: Prazer Pela Palavra de Deus

O primeiro e mais importante passo é ter prazer pela Palavra de Deus. Se você não amar a Deus e as Sagradas Escrituras, dificilmente você conseguirá decorar algum versículo.

Então se você realmente ama a Bíblia, crê que ela é divinamente inspirada por Deus e tem sede de aprender mais sobre ela, então você pode avançar para o próximo passo.

P.S: Nem preciso lembrar você de orar né? E apresentar a Deus sua vontade de guardar a Palavra d’Ele em seu coração todos os dias.

2º Passo: Planejamento

Planejamento é algo extremamente importante em todas as áreas de nossas vidas e aqui não é diferente.

O segundo passo é você selecionar os 13 versículos que deseja memorizar durante os próximos 7 dias. Se você não fizer isso, todos os passos a seguir vão ficar comprometidos.

Para te ajudar, preparei uma lista com 100 versículos para memorizar, organizados em 10 diferentes temas.

  1. Versículos Sobre Pecado
  2. Versículos Sobre Salvação
  3. Versículos Sobre Guardar a Palavra
  4. Versículos Sobre Oração
  5. Versículos Sobre Poder e Autoridade
  6. Versículos Sobre Heresias e Falsos Ensinos
  7. Versículos Sobre Força e Fé
  8. Versículos Sobre Esperança
  9. Versículos Sobre Exortação
  10. Versículos Sobre Provas e Tentações

Cadastre-se abaixo para receber gratuitamente.

[yeplead]

A primeira vez que apliquei esse passo a passo eu selecionei os seguintes textos bíblicos:

1 – O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. (Filipenses 4:19)

2 – E disse-me: A minha graça te basta porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. (2 Corintios 12:9)

3 – Deleita-te também no Senhor, e Ele te concedera o que deseja o teu coração. (Salmo 37:4)

4 – Não te mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo, não pasmes e nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares. (Josué 1:9)

5 – Não veio sobre vós tentação senão humana, mas fiel é Deus que vos não deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que possais suportar. (1 Corintios 10:13)

6 – Bem aventurado o homem que suporta a provação, pois depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. (Tiago 1:12)

7 – Ainda antes que houvesse dia Eu Sou, e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos, agindo Eu quem impedirá? (Isaías 43:13)

Resolvi também memorizar o Salmo 23 por completo.

Como ele tem 6 versículos, logo totalizamos os 13 do nosso desafio.

P.S: É extremamente interessante você selecionar um Salmo de sua preferência para memorizá-lo.

3º Passo: Memorizando os Versículos

Agora começa a parte prática do nosso desafio.

No primeiro dia você vai memorizar o versículo 1, definido lá no planejamento e mais o primeiro versículo do Salmo 23.

Para isto você precisa escrever num pedaço de papel esses dois versículos, junto com suas referências (livro, capítulo e versículo).

Além de andar com ele no seu bolso durante todo o dia.

Assim, durante várias vezes no dia você poderá recorrer a essa anotação e fortalecer ainda mais a sua memorização, independentemente de onde estiver.

Primeiro memorize a referência, para isso repita ela algumas vezes. (Exemplo: Filipenses 4:19)

Gravado a referencia é hora de avançar para o texto do versículo. Concentre-se nas palavras e repita a frase em voz alta, pronunciando cada palavra de forma clara.

Você deve fazer isso durante várias vezes no decorrer do dia, tanto em pensamento quanto em voz alta.

No final da frase repita novamente as referências, sua mente precisa assimilar ela ao texto.

Dica: em caso de versículos mais longos ou que você esteja tendo mais dificuldades em decorar, dívida ele em duas ou três partes.

Veja como fiz no texto de “2 Corintios 12:9”

‘E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.’

‘De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.’

Perceba que logo de manhã eu fiz questão de memorizar apenas a parte A do texto.

Depois que estava bem seguro, memorizei a outra parte, depois foi só juntar e repetir todo o versículo durante o restante do dia.

P.S: Nos dias 2, 3, 4, 5, 6 e 7 você vai repetir este mesmo procedimento, além de seguir o próximo passo.

4º Passo: Revisão

Lembra da curva do esquecimento? Pois é, no dia 2 seu objetivo será memorizar o versículo que você selecionou na etapa do planejamento, seguindo o que está descrito no passo 3.

E durante alguns momentos do dia, você vai recitar novamente os versículos do dia anterior, junto com a referência.

Por exemplo: No dia 2 o desafio é memorizar o versículo de “2 Co 12:9”. Mais o versículo 2 do Salmo 23.

Mas durante alguns momentos do dia você também precisa recitar o versículo de “Fp 4:19”, que foi o texto memorizado no dia 1. Além do primeiro versículo do salmo escolhido, que foi o Salmo 23.

5 Dicas Extras Sobre Memorização Bíblica

De acordo com que você vai memorizando novos versículos bíblicos, a tendência natural é que você vá se esquecendo dos mais antigos.

Então existem alguns segredos que descobri ao longo do tempo, que faz com que a gente consiga frear a curva do esquecimento.

E com isso retendo na memoria cada vez mais versículos!

  • Dica Extra 1

É super interessante que você leia todo o capitulo onde está o versículo a ser memorizado.

Isso ajuda bastante a entender o que se passa, quem está falando, para quem está falando e em qual contexto aquele versículo está inserido.

  • Dica Extra 2

Se você ama a Deus e a sua Palavra, então consequentemente você é uma pessoa que ora todos os dias.

Então a segunda dica extra é você recitar alguns versículos enquanto ora.

Orar é conversar com Deus, e nada melhor do que falar com Ele citando a Sua palavra e promessas.

  • Dica Extra 3

Sempre que você estiver conversando com alguém, seja no trabalho, faculdade, igreja, na rua ou em qualquer outro lugar, você pode também puxar na memória algum versículo que tenha a ver com o diálogo.

Além de ajudar você a fixar ainda mais o versículo, você estará evangelizando ou edificando a fé de alguém.

  • Dica Extra 4

Essa dica é muito boa e vai ajudar você através de uma forma eficaz e até mesmo divertida, a não se esquecer dos versículos já memorizados anteriormente.

É uma espécie de brincadeira e você pode fazer isso juntamente com alguém.

Numa folha de caderno, você vai escrever todas as referências bíblicas (se você cumpriu o passo 2, o planejamento, isso vai ser moleza).

Em seguida você vai recortar cada uma dessas referências e dobrar o papel. Você pode colocar esses pedacinhos de papel recortados dentro de um saquinho, uma caixa ou qualquer outra coisa.

Agora a brincadeira é a seguinte:

  • Você vai sortear 1 desses papéis e ler a referência.
  • Seu desafio agora é falar o versículo referente a referência sorteada.
  • Com uma Bíblia em mãos, você ou a outra pessoa pode conferir se o texto está certo.

Repita isso durante algumas vezes.

Você pode seguir essa dica pelo menos uma vez por semana.

  • Dica Extra 5

Se você realmente está comprometido em guardar a Palavra de Deus no seu coração, conforme salmo 119:11, e crê que ela é lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos, conforme o versículo 105 deste mesmo Salmo.

Então é hora de dar mais um passo e conhecer o revolucionário curso de memorização Bíblica, desenvolvido com vídeo aulas animadas de apoio especialmente para você.

Além de memorizar centenas de versículos bíblicos, você irá aprender técnicas ainda mais avançadas onde conseguirá memorizar:

  • Nome de todos os livros da Bíblia,
  • Ideia e assunto dominante de cada um dos livros,
  • Datas importantes e períodos bíblicos,
  • Todos os milagres e parábolas de Jesus,
  • Vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo,
  • E muito mais…

Clique Aqui e Conheça agora mesmo o Memo Bible 3000 >>

Esse treinamento foi um divisor de águas na minha vida e têm sido um instrumento de benção na vida de milhares de cristãos, não só no Brasil, como em outros países de língua portuguesa.

Você ainda vai receber 15 bônus incríveis para enriquecer ainda mais o seu conhecimento bíblico e um outro Curso de Interpretação Bíblica.

Clique aqui para conhecer cada um desses bônus agora mesmo.

Memo Bible 3000

Recapitulando – Como Memorizar Versículos

Se você chegou até aqui, quero te dar os mais sinceros parabéns! Pois realmente você está comprometido e desejoso em memorizar a Palavra de Deus!

Se você seguir todo este passo a passo juntamente com as dicas que passei, facilmente você vai conseguir memorizar 13 versículos em apenas 7 dias.

E sendo ainda mais ousado, daqui um mês você terá mais de 52 versículos gravados na mente e no coração.

O segredo é a perseverança e a constância.

Convide um amigo para memorizar os versículos da Bíblia com você. Compartilhe com ele este conteúdo e chame-o para o desafio!

Então vamos recapitular tudo o que você aprendeu através deste conteúdo:

> A curva do esquecimento

> Como memorizar Versículos em 4 passos

  1. Tendo prazer pela Palavra de Deus
  2.  Planejamento
  3. Parte prática (escrevendo e recitando os versículos e suas referencias)
  4.  Revisão

Você conheceu também as 5 dicas extras que estão diretamente ligadas ao processo de revisão, e que vão acelerar e facilitar ainda mais a sua memorização bíblica.

Foram elas:

  1. Ler todo o capitulo.
  2. Orar citando alguns versículos.
  3. Citar versículos durante seus diálogos com outras pessoas.
  4. Sortear uma referencia e descobrir qual é o versículo.
  5. Conhecer e aplicar as técnicas mais avançadas do curso de memorização Memo Biblie 3000.

curso memorizar a biblia

 


 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    11 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Amém Pastor achei muito interessante ,devido ao meu trabalho eu não consigo me aprofundar na palavra mas durante o dia usando essa prática será de grande ajuda.

    2. Gostei muito das técnicas. Não dá para me aprofundar em estudos. Sou idosa e quero falar a palavra de Deus para as pessoas, ou dar uma mensagem à Igreja e , minha memoria está ruim. Então vi que isso pode me ajudar. Agradeço muito a disponibilidade e o carinho de como tudo é passado. O Pastor é uma bênção