A Viúva de Naim – O Que Fazer Quando Morre a Última Esperança

Hoje vamos falar sobre a viuva de Naim, fato relatado apenas no evangelho de Lucas 7:11-17. Sendo este o primeiro dos três milagres relatados nos evangelhos onde Jesus trás alguém de volta a vida.

E um dos 35 milagres realizados por Jesus aqui na terra.

Existe um ditado popular bem famoso no nosso país que diz assim “a esperança é a última que morre”, no entanto, o DE REPENTE aconteceu na vida desta viúva e a sua última esperança veio à falecer, e agora? O que fazer?

Será que nós estamos isentos de que o DE REPENTE aconteça em nossas vidas? Ou será que a última esperança já morreu?

Vamos mergulhar neste estudo sobre a Viuva de Naim, guiados pelo Espírito Santo e aprender uma bela lição com o Senhor Jesus Cristo.

Estudo Sobre a Viuva de Naim

Cidade de Naim é um pequeno vilarejo na região da Galileia e seu significado é “charmosa” ou “graciosa”. E dando uma rápida olhada no Google Mapas, veremos que ela fica aproximadamente a 50km da cidade de Cafarnaum.

Cidade na qual Jesus acabara de fazer um grande milagre curando um servo de um centurião.

E no dia seguinte, Jesus pegou a estrada em direção a Naim pois sabia que lá nesta pequena cidade alguém estava precisando de sua ajuda.

A Bíblia não diz o seu nome, mas apenas a denomina como a viúva de Naim.

Quando estudamos o Antigo Testamento e a história dos séculos passados, percebemos que o grande sonho de toda mulher hebreia era se casar com um bom homem, e ter um filho menino, pois este daria continuidade na descendência de seu pai.

Sonho Realizado

Então podemos afirmar que esta mulher tinha conseguido realizar o seu grande sonho. Embora a Bíblia não detalhe sobre sua história, percebemos que ela tinha um marido e um único filho homem.

Mas algo aconteceu, não sabemos o que, mas o seu marido, aquele que tinha a responsabilidade de trazer o alimento e sustentar a casa veio a morrer.

E agora esta mulher, viúva e com seu único filho teriam que se virar para poder sobreviver.

Mas nem tudo estava perdido, afinal ela perdeu o seu marido, mas ainda lhe restava a sua última esperança, o seu filho único.

Pois a expectativa era que ele crescesse e viesse a ser uma boa pessoa, um bom trabalhador, alguém respeitado e que desse bons frutos.

Do qual através disto esta mulher, mãe e viúva pudesse ter uma vida mais confortável e equilibrada, sem se preocupar com o que ela iria comer ou beber.

A sua esperança era ver seu filho ser bem sucedido para que ela também consequentemente  pudesse gozar desses benefícios.

(Leia também…)

Como Entender a Bíblia em 7 Passos Simples, Prático e Poderoso!

O Filho da Viuva de Naim

Mas “DE REPENTE” algo inesperado aconteceu, um imprevisto. Algo que estava completamente fora dos seus planos e que jamais teria passado pela sua cabeça.

Seu único filho que era também a sua última esperança veio a falecer!

E agora, o que seria dessa mulher? Viúva e sem filhos, corria o risco de passar o resto de seus dias à mendigar, caso não tivesse um parente próximo que pudesse ajudá-la.

Não havia muito amparo e consolo para uma viúva, e com a morte de seu filho agora ela estava sozinha. Ela chorava pensando no dia do amanhã, e se lembrava que antes sua vida era perfeita.

Já que para um judeu, se casar e ter um filho homem era um sonho e ela o tinha realizado, mas agora tudo se foi…

O que seria dos seus planos que foram interrompidos pelo “DE REPENTE” da vida? Seu futuro estava comprometido e fadado ao fracasso..

Os Sonhos São Quebrados

Assim é a nossa vida, fazemos planos, traçamos nossas metas e objetivos, temos sonhos e queremos muito que eles se realizem em nossas vidas,

Mas algo acontece no meio do caminho e agora estamos sozinhos e com uma última esperança. Pessoas nos abandonaram, ou talvez perdemos tudo o que tínhamos.

Quem sabe o casamento que vai de mal a pior, a notícia da enfermidade, ou algo que tira o nosso sono.

Mas ainda não perdemos literalmente tudo, ainda existe em nós uma última chance, uma última esperança!

Para aquela enfermidade existe um tratamento uma probabilidade de cura, mesmo que pouca mas ainda resta a última esperança.

Ainda existe lá no fundo aquele sentimento de que o casamento volte a dar certo, de que as brigas acabem, ou quem sabe o cônjuge que abandonou o lar volte, que se reconciliem.

Mesmo sozinhos, abandonados pela sociedade ou até mesmo pela família. Lá no fundo ainda existe em nós aquela esperança de que vamos dar a volta por cima, ainda resta uma última esperança.

Posso conseguir um novo emprego ou talvez abrir um próprio negócio. Então começamos a juntar os caquinhos, a limpar as feridas, a sacudir a poeira e começamos lentamente a nos levantar.

A nos reerguer se colocar de pé, naquela de que agora as coisas vão dar certo para nós.

E muita das vezes as coisas começam a fluir, começamos a ter e ver os primeiros resultados e voltamos novamente a sonhar aquele sonho que antes tínhamos sonhado…

Esta Gostando do Conteúdo?
Então cadastre o seu e-mail para receber os novos conteúdos que vão impactar ainda mais a sua vida espiritual!
E-mail inválido! Confirme se está correto e tente novamente.
Quero Receber
  • gmail.com
  • outlook.com
  • outlook.com.br
  • yahoo.com
  • yahoo.com.br
  • hotmail.com
  • live.com
  • icloud.com
  • bol.com.br
  • ig.com.br
  • terra.com.br

Quando a última esperança morre

Mas o “DE REPENTE” surge novamente na nossa vida, algo improvável, que achávamos que agora isso não iria nos acontecer.

Mas ele vem e mata a nossa última esperança, mata a nossa última chance.

Até tentamos nos levantar novamente, mas o “DE REPENTE” ainda está estacionado na nossa vida, logo nada da certo para nós.

Parece que estamos caminhando a passos largos para o fundo do poço. Agora não tem mais jeito, não tem mais solução, a última esperança se foi.

Talvez você esteja vivendo uma vida como a viúva de Naim, que mais se parece com um funeral.

Uma vida de choro, lamentos, dor, amarguras e sofrimentos, pois aquilo que para você  era a última esperança acabou de morrer!

Mas eis que surge a sua frente, JESUS DE NAZARÉ!

Jesus está a caminho

Como vimos no início dessa pregação evangélica, Jesus vinha de Cafarnaum e naquela época não existia automóveis como atualmente. Se existisse ele teria feito o trajeto em torno de 45 minutos.

Mas como ele andava a pé e ainda tinha uma multidão que o acompanhava e mais os seus doze discípulos, sua viajem durou mais de 10hs e sabe pra que isso?

Simplesmente para fazer o seu primeiro grande milagre da ressurreição e por um fim no sofrimento de uma mãe a viúva de Naim.

Imagine comigo, Jesus estava chegando a entrada da cidade, quando se deparou com o cortejo fúnebre.

Eles estavam saindo da cidade pois o cemitério era do lado de fora. Então Jesus chegou na hora certa, se Ele se atrasa um pouco mais o enterro já teria acontecido.

Aqui o Mestre Jesus nos dá uma grande lição.

Mesmo que você esteja pensando que Ele te abandonou, te deixou sozinho com este sofrimento. Saiba que ainda que uma mãe se esqueça de seu filho, todavia o Senhor jamais se esquecerá de ti, veja: Isaías 49:15

“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.”

Ele é onisciente e esquadrinha o teu coração. Sabe tudo o que se passa em sua vida e no momento certo Ele virá com suas mãos fortes e poderosa te socorrer.

Jesus não chega atrasado, nós é que somos impacientes!

(Recomendado Para Você…)

A misericórdia de Jesus

Jesus ao ver aquela mulher teve compaixão e indo na direção daquela viúva disse: “não chores”. Parece loucura o que Jesus disse, talvez ali tivesse alguém que tenha pensado.

Como não chorar diante da calamidade que esta mulher está vivendo? Perdeu marido e agora seu único filho, e já não lhe resta mais nenhuma expectativa de vida…

Mas Jesus ao dizer esta pequena frase, Ele já sabia claramente o que iria fazer na vida daquela mulher.

E tocou Jesus no esquife (caixão de madeira para levar os mortos). Pois segunda a lei cerimonial judaica se alguém tocasse num morto/cadáver ficaria imundo por 7 dias.

E seria necessário se purificar, caso contrário está pessoa continuaria imunda e seria extirpada de Israel.

Aquele que tocar em algum morto, cadáver de algum homem, imundo será sete dias” Números 19:11

E os que levavam o caixão pararam e disse Jesus: “Jovem, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar.

E Jesus entregou nos braços daquela mãe o seu filho, que agora estava vivo.

E toda aquela multidão temeu a Deus e o glorificou. Jesus acabou de ressuscitar a última esperança daquela mulher. A partir daquele instante ela novamente poderia voltar a sonhar.

Ele pode mudar a sua historia 

É assim que Jesus faz na nossa vida, ainda que aquilo que nós achávamos que era  a nossa última esperança venha morrer.

Ainda que tudo venha dar errado em nossa vida não restando mais alternativas e venhamos a ficar sem direção. A Bíblia diz “entrega o teu caminho ao Senhor, confie nele e tudo fará”.

Entregue seus problemas a Jesus, entregue os seus sonhos a Jesus, entregue a sua vida por completa a Jesus e confie nele.

Eu sei que é difícil, eu sei que é complicado, mas confie e creia que Jesus é o único que pode mudar o rumo da sua história. Ele muda o percurso, Ele faz o impossível acontecer!

Assim como Ele fez com a viúva de Naim que já estava indo enterrar o seu único filho, pois a cova já estava aberta e preparada. Mas Jesus se colocou no caminho dela…

Mesmo que alguém já tenha declarado que a sua cova está aberta. Que não tem mais jeito pra você ou para alguém da sua família, confie em Jesus.

Converse com Ele através da oração, relate todas as suas angústias e preocupações. Coloque diante do Mestre todas as suas limitações e peça por ajuda.

Pois as mãos do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, e nem seus ouvidos tapados para que não possa ouvir a sua oração.

Creia no Senhor Jesus Cristo com perseverança pois Ele é o Único que pode fazer milagres…

(Leia também…)

Aprenda a entender a Bíblia de Gênesis a Apocalipse, no conforto de seu lar, em seu computador, tablet ou celular e com um professor à sua disposição


Se esta mensagem sobre a viuva de Naim, falou fortemente ao seu coração, deixe seu comentário.

Compartilhe também nas suas redes sociais usando os ícones abaixo. Para alcançarmos ainda mais pessoas que precisa ouvir a voz do Espírito Santo!

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

[REVELADO] Como Entender a Bíblia Sagrada em 7 passos simples, prático e poderoso! Descubra como agora!

Pb. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou presbítero, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

Website: https://eusigoajesus.com.br

14 Comentários

  1. Antônio Celio Rosário

    E MARAVILHOSO ESTE ESTUDO GOSTEI PARABÉNS .PB ROBSON QUE O SENHOR CONTINUE TE USANDO.

    • Pb. Robson Silva

      Amém António! Que Deus o abençoe.

    • Carlos Alberto Efigenio

      A paz do senhor Jesus! Pastor Robson, gostei muito, estou precisando de me alicessar na palavra, muito obrigado, continue mandando pra mim esses estudos.
      A paz.

      • Amém Carlos, pode deixar que vou continuar enviando sim. Que Deus abençoe você. Qualquer coisa é só entrar em contato!

  2. Moaci Moraes

    muito bom mensagem muito profunda muito edificante parabens pb Robson

  3. Coop Felipe de Jesus

    Muito edificante e acrecentasdor Deus te abençoe e que senhor continue compartilhando com os demais irmãos interessados em aprender mais da palavra de Deus .Deus seja louvado pôr sua vida

    • Amém Felipe, peço mesmo ao Senhor que me capacite mais e mais para estar sempre compartilhando do Evangelho com as pessoas. Que Deus também possa te usar grandemente.

  4. Maria de Lourdes Rodrigues

    Palavra muito boa, de incentivo que não viemos desistir e sim prosseguir, o o ALVO chama-se JESUS CRISTO, que mesmos diante das circunstancias a qual depararmos, temos que CRER E CONFIAR, é fácil, não! não é fácil. A Esperança está no SENHOR, a palavra de Deus: Eclesiastes cap.3. diz: Há tempo para tudo, Deus age no momento certa e na hora certa. Obrigada Presbítero pela palavra, isso me faz conhecer e saber que Deus está no controle de tudo. Que meus sonhos, são sonhos de Deus.

    • Verdade Maria de Lourders, não é fácil confiar em meio as lutas. Mas se Jesus está no barco, então é certeza de que Ele é o capitão e tudo está no Seu controle.
      Deus abençoe sua vida e te fortaleça.

  5. Anderson luiz Santos de Oliveira

    Se cologar a disposição do Senhor é, ter a certeza que o Espírito Santo ira nos usar, parabéns pr. Robson, por esta mensagem tão reveladora.

  6. Nizete Soares Souto de Medeiros

    A paz do Senhor Pr Robson.
    Muito bom o estudo, só senti falta da passagem bíblica digitada. só tem a referência.

    • Paz Nizete, obrigado por comentar. Estou vendo uma possibilidade de incluir no site uma forma onde você vai clicar na referencia bíblica e o versiculo vai aparecer, isso tudo sem sair do estudo… Mas ainda estou testando os códigos…
      Deus abençoe sua vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *