O Que é Devocional e Como Fazer Devocional – 5 Dicas Para Você Seguir

O Que é Devocional?

Muita gente se pergunta sobre o que é devocional? O que significa devocional?

O significado de devocional no sentido mais simples da palavra é demonstrar devoção.

Já no aspecto religioso, o devocional seria todo o tempo que dedicamos exclusivamente para Deus seja em oração, agradecimentos, leitura e reflexão sobre a bíblia.

A maioria dos cristãos pratica aquilo que chamamos de Diário Devocional.

Que é o ato de separar algumas horas ou minutos do dia para realizar orações, súplicas, louvores e acima de tudo agradecer a Deus pelo dia e pelas bênçãos alcançadas.

O devocional também é realizado em um espaço físico como igrejas, templos e casas, destinando um tempo pré-definido de culto para este fim.

Aos domingos, se realiza nas igrejas cristãs o “devocional de hoje” ou  “devocional dominical”, em algumas igrejas as práticas devocionais iniciam logo nas manhãs de domingo com a “escola bíblica dominical”.

 

Como Fazer Devocional?

Como Fazer Devocional
Como Fazer Um Devocional

Agora que você já sabe o que é devocional, o que significa e quais são os tipos de devocional mais comuns.

Resolvi elaborar um passo a passo rápido e objetivo sobre como você pode fazer o seu Devocional com Deus.

Existe pelo menos 5 dicas de como fazer um devocional que quero passar para você neste estudo, que na minha opinião o Devocional é algo extremamente importante na vida de um cristão.

Mas lembre-se que este momento é pessoal e de intimidade com Deus. Portanto, escolha um local tranquilo e confortável que você se sinta bem.

Essas dicas não se tratam de regras, mas você pode incluir um ou outro elemento desde que você se sinta bem e em paz de espírito.

1 – Crie Um Plano de Devocional Diário

Faça uma programação semanal com dias e horários pré-definidos, monte um plano de leitura bíblico  (algumas bíblias possuem esse recurso de leitura anual) separe os tempos para leitura bíblica, oração, louvor e meditação;

Nos próximos dias disponibilizaremos alguns modelos de Plano de Leitura Bíblico que você poderá usar, cadastre seu e-mail abaixo para receber em primeira mão.

[yeplead]

2 – Tempo

Jesus aconselha que passemos tempo com ele, veja:

Nem ao menos uma hora pudestes vigiar comigo?  Mateus.26.40b.

O importante a considerar sobre este ponto é que independente do tempo que se dedique para o devocional, esse tempo precisa ser utilizado com dedicação e total zelo e apreço ao Altíssimo.

Ele odeia distrações vãs e sacríficos de tolo.

Guarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Eclesiastes 5:1

3 – Local

Jesus nos ensina que ao realizarmos nosso devocional diário, que façamos com coração solícito e de preferência em local reservado.

Tu, porém, quando orares, vai para teu quarto e, após ter fechado a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. Mateus. 6.6

O próprio Cristo sempre buscou locais reservados para o seu devocional.

 Todavia, Jesus procurava manter-se afastado, indo para lugares solitários, onde ficava orando, Lucas 5.16

4 – O Devocional

Existe alguns tipos de devocionais como:  devocional para jovens, devocional curto.

Devocional para Jovens geralmente envolve outros elementos como retiros espirituais, louvozão, etc.

Já os devocionais curtos são praticados por algumas igrejas exclusivamente como cultos de oração ou cultos da pregação da palavra.

O importante é que todos estes momentos devem ser dedicados a Deus com um coração puro e uma alma alegre com o Eterno.

5 – Leitura

O que ler no devocional? Você pode fazer a leitura bíblica de diversas maneiras, pode separar por temas como: casamento, fé, Deus, etc.

Ou ainda pode alternar e ler textos do antigo testamento junto com texto do novo testamento.

Pode também fazer uma leitura do início ao fim ou começar do novo testamento para o antigo testamento.

Na maioria dos planos de leitura bíblica recomenda-se que se leia no mínimo 3 capítulos do livro escolhido

Ao neófito, orientamos que inicie a leitura primeiro pelo novo testamento nos 4 evangelhos.

6 – Modelo de Devocional

Para quem deseja seguir uma rotina de leitura, o escritor Max Lucado escreve diariamente no seu blog artigos “devocional max lucado” sempre com uma palavra inspirada retirada das escrituras sagradas.

Não existe um modelo de devocional  pré-definido, recomendamos que neste momento de dedicação ao Eterno exista as 4 etapas que são essenciais para o Devocional: o Louvor, a Oração, a Leitura Bíblica e a Meditação.

 Conclusão

O momento Devocional deve ser feito diariamente com um coração grato e alegre, pois é a nossa porção diária daquilo que Deus tem para nos falar e nos ensinar.

Construa pouco a pouco sua vida Devocional, não desanime, você só tem a ganhar.

Que a cada dia possamos seguir a recomendação da palavra de Deus para nossas vidas!

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. 2 Pedro 3:18.


Atenção:

Quero Desafiar Você Que AMA a Palavra de Deus,

Continue lendo Para Entender…

  • Você acredita sinceramente que tem dificuldades em entender as passagens bíblicas? Ou quando as entende é de forma totalmente superficial e sem profundidade?
  • Você fica totalmente confuso e perdido ao LER aqueles textos bíblicos mais difíceis e que parecem complexos demais para entender?
  • Você não sabe como extrair lições práticas e preciosas da Bíblia para poder aplicá-las em sua vida e no seu dia a dia?
  • E não bastasse tudo isso, você ainda se sente triste, sem fé e até “menos crente” por não compreender os textos bíblicos que lê?

Se você disse SIM para alguma dessas perguntas, então quero DESAFIAR VOCÊ a partir de HOJE.

Nossa missão aqui é auxiliar você a:

  • Aprender como ler e entender a Bíblia com um método simples;
  • Aprender interpretar figuras ou parábolas;
  • Aprender como entender as profecias bíblicas;
  • Aprender utilizar ferramentas auxiliadoras na interpretação;
  • Aprender o que é autoria, datação e palavra-chave e sua importância;
  • Aprender como encontrar o contexto bíblico e muito mais…

Você vai Entender o Passo a Passo que precisa seguir para Interpretar a Bíblia de Gênesis a Apocalipse com Profundidade começando ainda HOJE, até mesmo para quem Nunca Fez Seminário e não domina o Grego e o Hebraico.

Você esta pronto para ACEITAR ESSE DESAFIO?
SIM! Então clique aqui e comece Hoje mesmo.

 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *