Pregação Para Jovens – Aqui está uma Ministração Impactante para você se Inspirar e Pregar

Elaborar uma pregação para jovens não é tarefa fácil, é preciso transmitir uma palavra usando uma linguagem de fácil compreensão e que ao mesmo tempo prenda a atenção do jovem.

Por isso vou compartilhar com você uma ministração para jovens que o Espírito Santo me confiou.

E que tive a oportunidade de ministrá-la recentemente para os jovens em minha congregação.

Se você é jovem e está aqui, saiba que o mesmo Espírito Santo te guiou até aqui, para revelar algumas verdades e mistérios que Deus tem para a sua vida.

Se você é um pregador da Palavra ou está buscando uma direção para ministrar uma palavra para os jovens, fique a vontade para se inspirar e deixar Deus usar você!

Esta pregação para jovens está baseada na primeira carta do apóstolo João, no capitulo primeiro, versículos 5, 6 e 7.

Vejamos o que a Bíblia diz:

E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhuma. Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. (1 João 1:5-7)

 

Pregação Para Jovens

Em um mundo dominado pelo ódio, pela maldade e a escuridão, o apostolo João, conhecido também como o apostolo do amor…

…escreve esta carta para a Igreja de Cristo, na intenção de conduzir o povo ao verdadeiro ensino de Cristo.

Seu objetivo é fazer com que haja um discernimento entre o verdadeiro e o falso ensino, assim como, nos levar a um relacionamento constante, frutífero e duradouro com Deus.

Por isso vamos dividir essa mensagem em 4 tópicos.

1 – Deus é Luz

2 – Em Deus não há trevas

3 – O maior problema da minha geração

4 – O Sangue de Jesus nos purifica

1 – Deus é Luz

O apostolo do amor começa sua carta dizendo que tudo o que ele vai falar, é exatamente tudo aquilo que ele mesmo ouviu e viu, através de Jesus Cristo.

E a primeira grande verdade que ele faz questão de nos relembrar é que DEUS É LUZ!

E a luz é algo tão bom que, hoje eu e você não conseguimos viver sem ela, podemos até nos adaptarmos por algum período de tempo num ambiente escuro.

Mas nada melhor do que a Luz, não é verdade?

Afinal, a Luz nos proporciona algumas vantagens e coisas muito boas. Vejamos:

A Luz nos Proporciona uma “Melhor Visão”

Quando estamos em um ambiente bem iluminado, conseguimos enxergar as coisas e os objetos com total riqueza de detalhes.

Podemos ter uma melhor visão das cores, das escritas e tudo mais.

Porém, se este mesmo ambiente estiver escuro, com as luzes apagadas, não conseguiremos enxergar os objetos e a ornamentação deste espaço, em seus mínimos detalhes.

Afinal, devido a falta de luz nossa visão fica completamente comprometida.

E aqui está nossa primeira grande lição…

Deus nos chamou para a Luz, para que possamos enxergar com clareza tudo àquilo que Ele tem reservado para nossas vidas.

Deus também nos chamou para sermos Luz neste mundo, para que as pessoas possam ver Cristo em nós.

Muitos jovens na nossa atualidade estão completamente cegos, espiritualmente falando, pois não conseguem enxergar com clareza o plano perfeito que Deus tem em suas vidas.

A Luz nos Proporciona “Proteção”

A luz também nos proporciona proteção. Muitas pessoas tem medo do escuro, de ficarem sozinhas a noite dentro de casa, outros medo de viajar a noite ou dirigir…

Mas durante o dia ou em um ambiente bem iluminado, nos sentimos mais confortados e protegidos.

Durante o dia podemos caminhar numa trilha perigosa, sem o medo e o desespero de nos perdermos, tropeçarmos ou quem sabe nos ferirmos em alguma armadilha.

Isso nos revela que em Deus estamos totalmente protegidos e seguros.

Podemos até passar pelo vale da sombra da morte, mas temos a certeza de que o Senhor está conosco.

Em Cristo podemos enxergar as armadilhas do diabo contra nossa vida, e com a unção de Deus em nossas vidas e a orientação do Espírito Santo, podemos fugir e escapar das ciladas.

A Luz nos Proporciona “Coragem”

Pode acreditar, a luz nos dá coragem para fazermos coisas e andarmos em lugares que na escuridão iríamos evitar ao máximo.

Imagine você sozinho numa estrada bem escura e cercado por árvores, qualquer barulhinho que você ouve já começa a gerar em você certo medo.

Isso nos mostra que quando estamos em Deus, temos a coragem suficiente para poder enfrentar o mal e tudo aquilo que se levanta contra a nossa vida.

Pois sabemos com toda a convicção de que no Nome de Jesus Cristo somos mais do que Vencedores!

Estas são apenas algumas coisas que a luz nos proporciona e é por isso que Deus nos convida a vivermos Nele e a sermos Luz nessa terra.


RECADO IMPORTANTE PARA VOCÊ PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS

  • Você costuma ter dificuldades para encontrar um tema para sua pregação?
  • Você até ora a Deus, pede por uma palavra inspirada para que você possa ministrar aos ouvintes, mas ao abrir a Bíblia, dá um branco na sua mente e você não consegue nem mesmo elaborar as primeiras linhas do seu sermão?
  • E se você pudesse ter a sua disposição um material com Esboços de Pregação totalmente prontos, não para copiá-los por inteiro, mas para servir de inspiração para você poder adaptá-los conforme o direcionamento do Espirito Santo de Deus?

Por isso, apresento a você o Kit de Esboços de Sermões Bíblicos desenvolvido ao longo do meu ministério. Com tópicos totalmente bem detalhados e esmiuçados, para você se inspirar e deixar o Espirito Santo de Deus te usar.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para ter acesso a uma fonte de inspiração que vai transformar para sempre as suas pregações.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO TER ACESSO A ESTE MATERIAL DE INSPIRAÇÃO COM ESBOÇOS DE SERMÕES BÍBLICOS


2 – Em Deus não há trevas

A luz é algo tão bom, que foi a primeira coisa que Deus criou após a criação dos céus e da terra.

E Deus gostou tanto da Luz que resolveu separar a Luz das trevas.

E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. (Gênesis 1:4)

Deus é luz e por isso Ele não ama as trevas.

As pessoas e os objetos quando estão em contraste com a luz, se forma o que chamamos de sombra…

Mas Deus não tem sombra!

… e não há nele trevas nenhumas.

O Senhor Jesus Cristo nos chamou para ser luz nesse mundo, mas o inimigo de nossas almas quer justamente apagar a nossa luz.

Ele que ofuscar a Luz de Deus em nossas vidas, ou seja, fazer com que a nossa luz comece a perder o brilho, a ir se apagando pouco a pouco.

E é exatamente aqui que entra o próximo tópico…

3 – O Maior problema da Minha Geração

Engana-se completamente quem acha que o inimigo vai aparecer diante de nós com chifres, rabo e garfo gigante, parecendo um avatar, só que pintado de vermelho.

O inimigo é sujo, astuto e sorrateiro, além do mais ele é completamente paciente, algo que a nossa geração de crentes não sabe ser…

A minha geração é exatamente essa que o apóstolo João descreve em sua carta no versículo 6.

Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade.

É uma geração que diz ter comunhão com Deus, mas que na verdade só está em busca de status, fama e curtidas em suas redes sociais.

Uma geração hipócrita, que dentro da igreja serve a Deus, mas que não tem testemunho na rua, na escola, no trabalho e muito menos no meio da parentela.

Esta geração é fruto da mesma geração dos tempos de Jesus e do profeta Isaías..

Com os lábios diz que serve a Deus, mas o seu coração está completamente longe do Senhor!

Uma geração que era pra ser luz, mas que está atolada em tantas sombras…

O mesmo lábio que diz servir a Deus, é o mesmo lábio que pertence a um corpo que vive na prática do pecado” – autor da frase Pr. Robson Silva

Uma geração que dentro da igreja louva a Deus e diz que Ele é Santo, mas que lá fora xinga palavrão, conta mentiras e faz fofocas entre os irmãos.

Uma geração que diz “quem já pisou no santo dos santos em outro lugar não sabe viver”, mas que quando não está na igreja, está pisando em boates, casas noturnas, motéis e outros antros de perdição aonde as trevas predominam.

Poderia aqui citar muitos outros exemplos, mas para resumir é uma geração que não quer compromisso com Deus!

E a frase que não sai de seus lábios é justamente essa “não tem nada a ver…

E por conta disso estão caminhando a passos largos para o inferno. Porque a Bíblia nos mostra apenas dois caminhos, céu ou inferno, não tem terceira opção.

Ou serve a Deus, ou não serve a Deus!

É uma pregação para jovens um pouco dura, mas que precisa ser ministrada para essa geração.

Não podemos nos calar e nos compactuar com os erros daqueles que só querem trazer o engano, e suavizar a mensagem da cruz.

Jesus disse aquele que quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9:23)

Muitos acham que o TEMPO DA GRAÇA veio para facilitar as coisas, muito pelo contrário, a GRAÇA veio para nos levar a outro nível espiritual, ainda mais próximo de Deus.

Isso quer dizer que a GRAÇA requer mais de cada um de nós…

Veja o que o próprio Senhor Jesus Cristo disse:

Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: ‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’. Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. (Mateus 5:21,22)

 

Vocês ouviram o que foi dito: ‘Não adulterarás’. Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. (Mateus 5:27,28)

No tempo da lei era preciso praticar ou consumir o ato, para que a pessoa fosse considerada culpada.

Porém na graça, só de pensar em alguma dessas coisas a pessoa já cometeu pecado diante de Deus.

É exatamente neste ponto que o príncipe deste século age de forma veemente, para poder prender as mentes e escravizar muitos cristãos, que…

…estão se deixando levar pelas propostas e enganos de satanás e seus anjos caídos.

O inimigo não se apresenta de forma totalmente diabólica diante de nós, muito pelo contrário, de maneira totalmente sutil ele tenta ganhar a nossa confiança, para só depois nos envolver por completo dentro de seu laço.

4 – Mas o Sangue de Jesus Cristo nos Purifica….

Mas se verdadeiramente escolhermos andar na Luz… Então o Sangue de Jesus Cristo nos purifica e nos lava de toda impureza e pecados!

Se você tem perdido o brilho de Deus na sua vida, se você tem deixado a luz de Deus se apagar na sua vida, hoje tenho uma boa notícia pra você!

Através do Sangue de Jesus Cristo você pode receber o perdão, ter suas vestes lavadas e receber de Deus a autoridade para vencer o pecado.

(Leia Depois…)

Como Vencer o Pecado – Conheça a Ferramenta que Deus te deu no dia em que Você Aceitou a Jesus

Jesus não morreu na cruz em vão, Ele não morreu na cruz com o objetivo de salvar apenas um grupinho selecionado de pessoas.

Muito pelo contrário, quem tem mania de fazer grupinhos somos nós, mas Cristo Jesus não faz acepção de pessoas. Veja o que a Bíblia diz em 1 Timóteo 2:3-6

Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos…

Se você por algum motivo tem se desviado da verdade, ou sente que está longe de Deus, quero convidar você a fazer um concerto com Deus.

Ou se você ainda não entregou a sua vida para Cristo, hoje quero convocar você a assumir um compromisso.

Um compromisso, onde você reconhece a sua fragilidade e a sua incapacidade de continuar caminhando sozinho, tentando fazer tudo com as suas próprias forças.

Mas que a partir de hoje você decide andar com Cristo Jesus e deixar com que Ele dirija os seus passos, ilumine o seu caminho, te dando visão, proteção e coragem.

Só Jesus pode fazer por você, tudo aquilo que o homem é incapaz de fazer!

Creia nessa Palavra em nome de Jesus.


Espero que você tenha gostado dessa pregação para jovens e que o Espírito Santo de Deus tenha falado profundamente com você.

Deixe abaixo um comentário e aproveite para compartilhar essa pregação com outros jovens que você conhece e sabe que precisa de Jesus.


Recado Importante Para Você Pregador

Antes de sair desta página, me responda algumas perguntas…

  • Você gostaria de entender melhor a Bíblia para poder Pregar a Palavra de Deus?
  • Gostaria de extrair lições de textos bíblicos e saber como começar, desenvolver e terminar um sermão?
  • E se você pudesse controlar o nervosismo e assim pregar com mais liberdade e desenvoltura?

Existe um material que ensina exatamente tudo sobre elaboração de sermões impactantes e como pregar com mais liberdade e desenvoltura, através de um passo a passo incrível.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

Além de poder fazer parte de um seleto grupo no WhatsApp de novos pregadores sinceros e comprometidos com o Reino que já estão fazendo a diferença…

Botão curso de pregador

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    4 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Paz do senhor Pastor Robson Silva, faz muito sentido sua menssagem pros dias atuais em que os jovens estão vivendo, é da palavra de Deus que os nossos jovens estão precisando de se alimentarem verdadeiramnente, pois só atraves da palavra que eles podem ser cheios do Espirito Santo de Deus.