Números em Hebraico e 3 Segredos Contidos Neles que Você Ainda Não Sabe

Hoje você vai aprender sobre os números em Hebraico.

Poucas pessoas dão a devida atenção aos números, quando estão lendo certos trechos da Bíblia Sagrada.

É bem comum alguns irmãos me relatarem que quando estão lendo os livros de Levítico, Números e Deuteronômio, acabam pulando as partes onde contem os números e as genealogias…

Mas se isto está na Bíblia, é porque existem verdades que Deus quer nos ensinar.

E com os números não são diferentes.

No judaísmos eles ajudam na revelação de verdades universais contidas na Torah, assim como nos escritos dos profetas, de Yeshua e dos discípulos.

Mas lembre-se, os números não são mágicos. Eles apenas desbloqueiam segredos extraordinários contidos nas Sagradas Escrituras e nós vamos descobrir alguns deles.

Segredos Sobre os Números em Hebraico

Este artigo faz parte de uma série de estudos sobre o Hebraico Bíblico que estamos fazendo em nosso site.

Veja outros temas que já elaboramos:

Você deseja receber estes estudos e o que ainda publicaremos diretamente em seu e-mail?

Cadastre-se abaixo

Esta Gostando do Conteúdo?
Então cadastre o seu e-mail para receber os novos conteúdos que vão impactar ainda mais a sua vida espiritual!
E-mail inválido! Confirme se está correto e tente novamente.
Quero Receber
  • gmail.com
  • outlook.com
  • outlook.com.br
  • yahoo.com
  • yahoo.com.br
  • hotmail.com
  • live.com
  • icloud.com
  • bol.com.br
  • ig.com.br
  • terra.com.br

Antes de conhecermos os números em hebraico, vamos descobrir 3 verdades sobre eles que ninguém nunca te contou.

Verdade Sobre o Número 1 em Hebraico

Echad (אֶחָד ou א / um, primeiro)

Há um só corpo e um só espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação (Ef 4:4).

O numeral 1 é o único número que pode ser multiplicado ou dividido por si só e mantêm-se inalteradas; por exemplo:

  • 1 x 1 = 1
  • 1/1 = 1

Dessa forma podemos compreender que assim como este número, Deus também é indivisível.

As propriedades únicas do número 1 refletem o Deus imutável, a unidade ou unicidade.

Único e unicidade são singularidades proclamadas pelo menos duas vezes diariamente pelos judeus observadores através da eterna declaração de fé judaica:

“Ouve, Ó Israel: O IHVH nosso Elohim, o IHVH é Echad [1]” (Dt 6:1).

Echad tem um lugar especial no judaísmo.

“O número 1 é uma característica subjacente da vida judaica: As outras nações têm muitos ritos, muitos clérigos e muitas casas de culto. Nós, o povo judeu, temos 1 Deus, 1 arca, 1 Altar e 1 sumo sacerdote. É por isso que a Torah inteira foi dada por 1 pastor (Deus) e ministrada por 1 líder (Moshe),”afirma o autor Osher Chaim Levene (Sabedoria judaica nos números).

Embora, echad signifique unicidade ou singularidade, também significa primeiro, e esse significado é visto na Bíblia em muitos versículos:

“Houve tarde e houve manhã — o Primeiro dia [echad yom / domingo]” (Gn 1:15).

A ideia do primeiro também possui uma importância especial nas Escrituras, como é visto na santificação das primícias (Bikkurim), que foram dadas para o Cohen (sacerdote), bem como a santificação do animal o primogênito e o filho primogênito.

“As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do IHVH teu Elohim” (Êx 34:26).

“Santifica-me todo o primogênito, o que abrir toda a madre entre os filhos de Israel, de homens e de animais; porque meu é” (Êx 13:2).

Em Êxodo 4:22, Israel é referido como o filho primogênito de Deus. O conceito do primeiro é também enfatizado na Brit Hadasha, onde Yeshua é chamado o primogênito dos mortos, bem como as primícias dos que dormem.

“Mas agora já o Ungido ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem” (I Co 15:20; ver também Ap 1:5 e At 26).

Primeiro refere-se ao início, que é a primeira palavra da Bíblia, bereishet (no começo). A raiz desta palavra é rosh, que significa “cabeça”.

Assim como Deus é o começo e é Santo, o primeiro está relacionado à santidade. O que vem em primeiro lugar define o palco ou o padrão para o que segue.

Colossenses une todos esses conceitos juntos em Yeshua o Ungido.

“E ele é a cabeça do corpo da congregação, sendo o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência” (Cl 1:18).

(Recomendado Para Você…)

Verdade Sobre o Número 3 em Hebraico

Shlosha (שְׁלוֹשָׁה ou ג / 3)

E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa (Ec 4:12).

Três conota equilíbrio ou estabilidade, continuidade e permanência. É considerado o número da perfeição ou completude divina.

Este número mostra-se frequentemente nas Escrituras e na vida judaica.

Em Êxodo 34:6, são atribuídos a Deus três atributos: channun (gracioso), rachum (compassivo / misericordioso) e chesed (amabilidade).

Os serafins (seres angélicos de seis asas) Louvam a Deus com uma tripla invocação que enfatiza a santidade de Deus perfeita, clamando “Santo, Santo, Santo” (Is 6:3; Ap 4:8).

A bênção sacerdotal (Nm 6:24–26), nome de aliança de Deus (IHVH) aparece três vezes — uma indicação talvez de sua completude e perfeição. Deus também é mencionado três vezes no Shema (Dt 6:4–9).

A terra foi separada das águas no Terceiro dia (Iom Shelishi [terça]) (Gn 1:9–13).

Israel possui três fundadores: os patriarcas Abraão, Isaque e Jaco, dando um sinal de estabilidade e uma base perfeita.

A Bíblia especifica três festivais de peregrinação (Shelosh Regalim), as três vezes que o povo judeu é obrigados a ir a Jerusalém, trazendo pelo menos três ofertas: Pessach (Páscoa judaica), Shavuot (Pentecostes ou festa das semanas) e Sucot (festa dos Tabernáculos).

Estes três feriados, que comemoram o êxodo do Egito, a dádiva da Torah e os estandartes no deserto e a nuvem de glória, são mais do que as lições de história; eles trazem iluminação espiritual sobre a identidade do Messias.

Também, estes três festivais são realizados para relacionar o fundamento perfeito dos Avot: Abraão para Pessach através do cozimento de bolos para os seus convidados; Isaac de Shavuot através do shofar do Sinai e a lembrança do cordeiro de Isaac no monte; e Ia´aqov de Sucot através de varas feitas para seus rebanhos (Gn 33:17).

Três também está ligado à salvação.

Em sinal de obediência a Deus, Abraão viajou durantes 3 dias para o monte Moriá para sacrificar Isaque, o filho da promessa.

O profeta Elias se estendeu por 3 vezes sobre o corpo do filho da viúva de Sarepta.

Ester Jejuou durante 3 dias e 3 noites em preparação para salvar o seu povo da aniquilação

Jonas ficou durante 3 dias e 3 noites na barriga do grande peixe.

Jesus foi ressuscitado dentre os mortos ao terceiro dia.

Verdade Sobre o Número 7 em Hebraico

Sheva (שִׁבְעַה ou ז / sete)

As palavras do IHVH são impecáveis, como prata purificada num cadinho, como ouro refinado sete vezes (Sl 12:6).

Sete é o número favorito no judaísmo. É o número em hebraico da conclusão, da plenitude e da perfeição espiritual. Caracterizando a santidade e santificação.

Sheva compartilha a raiz (Shin-Bet-Ayin) com juramento (shevua) e, portanto, está relacionada ao compromisso.

Esta mesma raiz é a palavra para “total ou completa” e uma palavra relacionada a “satisfeito, pleno”.

Sete é fortemente associada com a realização e o descanso através do Shabat (sétimo dia) e outros ciclos completos de vez.

O sétimo ano sabático ou Shemita (sétimo ano em que o solo é permitido descansar), ainda está sendo praticado em Israel.

Tanto o Shabat e o ano de Shemitá destaca seis unidades mundanas de tempo que se seguem por uma Santa unidade de tempo. Tanto ao sétimo dia e ao sétimo ano é dada uma especial santidade.

Também, 23:1–44 de Levítico descreve sete festas anuais de Santidade ao senhor: Pessach, Iom HaBikkurim, Chag HaMotzi (festa dos pães ázimos), Shavuot, Iom Teruah (trombetas) e Sucot.

A santidade e a perfeição do Tabernáculo é refletida em suas sete mobílias: o Altar de Holocausto, a pia de Bronze, o Candelabro ou Menorah, Mesa dos pães asmos, Altar de incenso, Arca da Aliança e o propiciatório.

Em Levítico 26:18–27, o sete está ligado à punição do pecado:

“E se andardes contrariamente para comigo, e não me quiserdes ouvir, trazer-vos-ei praga sete vezes mais, conforme aos vossos pecados. Porque enviarei entre vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e desfarão o vosso gado, e vos apoucarão; e os vossos caminhos serão desertos. Se ainda com estas cousas não fordes restaurados por mim, mas ainda andardes contrariamente comigo, eu também convosco andarei contrariamente, e eu, mesmo eu, vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados”.

Por causa do pecado, o povo judeu passou 70 anos como cativos na Babilônia (Jr 29:10).


REVELADO… TODOS OS SEGREDOS DA CULTURA JUDAICA QUE NUNCA NINGUÉM TE CONTOU

Professor de EBD ajuda cristãos a INTERPRETAR A BÍBLIA de forma totalmente DIFERENCIADA usando o HEBRAICO BÍBLICO e tudo o que não te contaram sobre a CULTURA JUDAICA.

Você vai conhecer tudo sobre o tabernáculo, as Festas Bíblicas, Casamento Judaico, além de ter acesso a várias interpretações de passagens bíblicas no seu contexto original.

Clique Aqui Para Baixar Sua Cópia Agora Mesmo


Números em Hebraico

Agora que você já descobriu 3 grandes verdades sobre os números em Hebraico, então vamos aprender a escrever e falar cada um deles.

Os números hebraicos tem a forma masculina e feminina, e devem sempre concordar em gênero com o sujeito.

Númerofemininofem. transliteradomasculinomas. transliterado
1אחתachatאחדechad
2שתייםschtajimשנייםschnajim
3שלושschaloschשלושהshloscha
4ארבעarbaארבעהarba’a
5חמשchameschחמישהchamischa
6ששscheschשישהschischa
7שבעschevaשבעהschiv’a
8שמונהschmoneשמונהschmona
9תשעteschaתשעהtisch’a
10עשרeserעשרהasara

Aprender Hebraico Bíblico e Cultura Judaica?

Que tal aprender a Bíblia no idioma que ela foi Escrita? Aprenda tudo sobre a cultura Judaica, conheça o Curso de Hebraico Bíblico Tsade. Material completo que Levara você a falar hebraico e aumentar seu conhecimento Bíblico.

curso tsade com desconto

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *