Quem Foi Lázaro – A História de Lázaro Vista Por Um Outro Ângulo

Hoje vamos aprender sobre alguns poucos fatos existentes acerca de Lázaro de Betânia e sua biografia.

O objetivo desse estudo não é se aprofundar sobre a história de Lázaro, ou seja, falarmos a respeito do grande milagre que foi a sua ressurreição.

Mas sim sobre quem foi Lázaro e despertar em nós algumas curiosidades sobre este homem, que era amigo de Jesus.

Dúvidas frequentes como: quem foi Lázaro na Bíblia, significado de Lázaro, qual era a doença de Lázaro, Lázaro morreu com quantos anos e muitas outras, são questionadas por leitores mais atentos da Bíblia Sagrada.

E neste breve estudo, tentarei explicar algumas delas. Mas sem fugir da verdade e daquilo que a Bíblia nos relata.

Para não cairmos em heresias ou achismo, falando aquilo que a Bíblia e a história comprovada não diz.

No final desse artigo você vai conhecer algo que infelizmente a maioria dos cristãos não sabem, pois raramente alguém comenta sobre isso durante as pregações.

(Leia Depois…)

A Ressurreição de Lázaro – E o Grande Propósito que Deus tem Reservado para a Sua Vida

Lázaro Amigo de Jesus

No evangelho de Jesus Cristo, escrito pelo apóstolo João no capítulo 11 e versículo 11 encontramos a seguinte frase.

…Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

Perceba que quem vai chamar Lázaro de amigo é o próprio Senhor Jesus.

Aqui aprendemos a primeira grande lição: Será que no dia de hoje o Mestre pode chamar a mim e a você de amigo?

Será que o nosso comportamento, atitudes e ações têm demonstrado a todos a nossa volta, se realmente temos algum tipo de relacionamento íntimo com Jesus?

Ou será que estamos enganando a nós mesmos? Precisamos refletir…

Quem Foi Lázaro 

a historia de lazaro

Jesus Dizendo: “Lázaro, venha para fora”

Lázaro de Betânia é um personagem silencioso na Bíblia, não encontramos em nenhum lugar uma sequer palavra dita por ele.

Mas sua morte e ressurreição impactaram vidas em sua época, conduzindo milhares de judeus a crerem em Jesus.

E até hoje milhares de pessoas tem sido transformadas, impactadas e passam a crer no pode do Mestre, através de seu testemunho.

Uma prova disso encontramos ao ler o capitulo 12 de João.

Onde algum tempo depois de sua ressurreição, mais precisamente seis dias antes da páscoa, Jesus volta a Betânia e participa de um jantar, onde Lázaro também está a mesa.

E no versículo 9 vemos que muitos judeus, ao saber que Jesus ali estava, correram para lá. Não apenas para ver Jesus, mas também para verem com seus próprios olhos à Lázaro.

Afinal, a notícia sobre a sua ressurreição ecoou por várias cidades e a curiosidade se esparramou por entre os homens.

E no versículo 11 de João capítulo 12, vamos ler o seguinte:

Porque muitos dos judeus, por causa dele [Lázaro], iam e criam em Jesus. [acréscimo nosso]

Quando eu leio esse versículo, fico maravilhado!

Porque começo a entender o que Jesus quis dizer quando disse para Marta e Maria, através do mensageiro, “Essa enfermidade não é para morte, mas para que o nome de Deus venha ser glorificado“.

Milagre é algo extraordinário, mas muito além do que um milagre é a salvação de almas.

O milagre na vida de Lázaro, conduziu muita gente a Jesus.

E aqui podemos aprender uma nova lição, o milagre que Jesus tem e vai realizar na sua vida, também vai conduzir muita gente para a Salvação em Cristo Jesus.

Significado de Lázaro

O significado do nome Lázaro é: “Deus socorreu“, “Deus ajudou” ou “aquele a quem Deus ajudou“.

O nome é originado no hebraico “Elazar“, que através da união dos elementos “El” que significa “Deus, Senhor” e “ézer“, que quer dizer “socorro” e significa “Deus socorreu, Deus ajudou”.

Não devemos confundir este lázaro, irmão de Marta e Maria, com o outro Lázaro citado por Jesus em sua história/parábola.

Que era leproso e tinha suas chagas lambidas por cães, a qual conhecemos como o Rico e o Lázaro, relatado em Lucas 16:19-31.

(Recomendado Para Você…)

Qual Era a Doença de Lázaro

A verdade é que não sabemos qual era a doença de Lázaro.

Talvez porque nessa época a medicina ainda não era tão adiantada como nos dias atuais.

Ou simplesmente porque o apostolo João preferiu não enfatizar a causa da enfermidade, mas sim enfatizar o grande milagre da ressurreição.

Algumas pessoas que buscam a todo custo invalidar o Poder do Senhor Jesus Cristo, afirmam que lázaro teve o que hoje conhecemos como “catalepsia“.

Mas é claro que isso não é verdade, caso contrário estaríamos chamando Jesus de mentiroso, pois Ele mesmo havia dito aos seus discípulos que Lázaro estava morto. Veja:

Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto (João 11:14)

Lázaro Morreu Com Quantos Anos

Algumas poucas pessoas fazem essa pergunta, mas o fato é que a Bíblia não nos relata acerca da idade de Lázaro.

Portanto não podemos afirmar nada a respeito.

E qualquer coisa que venha ser dita por alguém, é mera especulação.

Uma Curiosidade Sobre Lázaro

Pra você que chegou até aqui, vou te contar um fato bem curioso sobre a história de Lázaro. Mas que muita gente infelizmente ainda não sabe.

É bem verdade que muitas pessoas passaram a crer em Jesus e segui-lo, após testemunharem o milagre na vida de Lázaro.

Mas do outro lado, temos os líderes religiosos da época que não ficaram contentes e muito menos feliz com isso.

E além de buscarem incansavelmente uma forma para poder matar Jesus, passaram também a perseguir Lázaro, para o matar.

E assim acabar com a evidência do milagre. Veja:

E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro; Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus. (João 12:10-11)

Quanto maior for o milagre que Jesus realizar em sua vida, se você se manter fiel a Ele, maior será a probabilidade de você ser perseguido.

Pois na verdade não perseguem você, mas sim Aquele que está em você!

Mas, muito mais que a perseguição é a certeza que o nome de Deus tem sido glorificado através da sua vida. Além de seu testemunho alcançar e quebrantar muitos corações, e trazê-los aos pés do Mestre.


curso de teologia 2019

Se você gostou desse conteúdo sobre quem foi Lázaro, compartilhe em suas redes sociais. E nos ajude a alcançar ainda mais pessoas que precisam conhecer mais da palavra de Deus.

Aproveite e deixe pra mim um comentário caso tenha ficado alguma dúvida, ou até mesmo dizendo o que achou desse conteúdo.

Prometo que vou te responder pessoalmente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Veja também...

1 Comentário

  1. Caline

    Achei Enteressante, Mais Fiquei Na Dúvida Qual no Do lugar que Lázaro foi sepultado? E onde JESUS estava quando ele estava Doente ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *