Quem Foi Lázaro – A História de Lázaro Vista Por Um Outro Ângulo

Hoje vamos aprender sobre alguns poucos fatos existentes acerca de Lázaro de Betânia e sua biografia.

O objetivo desse estudo não é se aprofundar sobre a história de Lázaro, ou seja, falarmos a respeito do grande milagre que foi a sua ressurreição.

Mas sim sobre quem foi Lázaro e despertar em nós algumas curiosidades sobre este homem, que era amigo de Jesus.

Dúvidas frequentes como: quem foi Lázaro na Bíblia, significado de Lázaro, qual era a doença de Lázaro, Lázaro morreu com quantos anos e muitas outras, são questionadas por leitores mais atentos da Bíblia Sagrada.

E neste breve estudo, tentarei explicar algumas delas. Mas sem fugir da verdade e daquilo que a Bíblia nos relata.

Para não cairmos em heresias ou achismo, falando aquilo que a Bíblia e a história comprovada não diz.

No final desse artigo você vai conhecer algo que infelizmente a maioria dos cristãos não sabem, pois raramente alguém comenta sobre isso durante as pregações.

(Leia Depois…)

A Ressurreição de Lázaro – E o Grande Propósito que Deus tem Reservado para a Sua Vida

Lázaro Amigo de Jesus

No evangelho de Jesus Cristo, escrito pelo apóstolo João no capítulo 11 e versículo 11 encontramos a seguinte frase.

…Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.

Perceba que quem vai chamar Lázaro de amigo é o próprio Senhor Jesus.

Aqui aprendemos a primeira grande lição: Será que no dia de hoje o Mestre pode chamar a mim e a você de amigo?

Será que o nosso comportamento, atitudes e ações têm demonstrado a todos a nossa volta, se realmente temos algum tipo de relacionamento íntimo com Jesus?

Ou será que estamos enganando a nós mesmos? Precisamos refletir…

Quem Foi Lázaro 

a historia de lazaro
Jesus Dizendo: “Lázaro, venha para fora”

Lázaro de Betânia é um personagem silencioso na Bíblia, não encontramos em nenhum lugar uma sequer palavra dita por ele.

Mas sua morte e ressurreição impactaram vidas em sua época, conduzindo milhares de judeus a crerem em Jesus.

E até hoje milhares de pessoas tem sido transformadas, impactadas e passam a crer no pode do Mestre, através de seu testemunho.

Uma prova disso encontramos ao ler o capitulo 12 de João.

Onde algum tempo depois de sua ressurreição, mais precisamente seis dias antes da páscoa, Jesus volta a Betânia e participa de um jantar, onde Lázaro também está a mesa.

E no versículo 9 vemos que muitos judeus, ao saber que Jesus ali estava, correram para lá. Não apenas para ver Jesus, mas também para verem com seus próprios olhos à Lázaro.

Afinal, a notícia sobre a sua ressurreição ecoou por várias cidades e a curiosidade se esparramou por entre os homens.

E no versículo 11 de João capítulo 12, vamos ler o seguinte:

Porque muitos dos judeus, por causa dele [Lázaro], iam e criam em Jesus. [acréscimo nosso]

Quando eu leio esse versículo, fico maravilhado!

Porque começo a entender o que Jesus quis dizer quando disse para Marta e Maria, através do mensageiro, “Essa enfermidade não é para morte, mas para que o nome de Deus venha ser glorificado“.

Milagre é algo extraordinário, mas muito além do que um milagre é a salvação de almas.

O milagre na vida de Lázaro, conduziu muita gente a Jesus.

E aqui podemos aprender uma nova lição, o milagre que Jesus tem e vai realizar na sua vida, também vai conduzir muita gente para a Salvação em Cristo Jesus.

Significado de Lázaro

O significado do nome Lázaro é: “Deus socorreu“, “Deus ajudou” ou “aquele a quem Deus ajudou“.

O nome é originado no hebraico “Elazar“, que através da união dos elementos “El” que significa “Deus, Senhor” e “ézer“, que quer dizer “socorro” e significa “Deus socorreu, Deus ajudou”.

Não devemos confundir este lázaro, irmão de Marta e Maria, com o outro Lázaro citado por Jesus em sua história/parábola.

Que era leproso e tinha suas chagas lambidas por cães, a qual conhecemos como o Rico e o Lázaro, relatado em Lucas 16:19-31.


RECADO IMPORTANTE PARA VOCÊ PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS

  • Você costuma ter dificuldades para encontrar um tema para sua pregação?
  • Você até ora a Deus, pede por uma palavra inspirada para que você possa ministrar aos ouvintes, mas ao abrir a Bíblia, dá um branco na sua mente e você não consegue nem mesmo elaborar as primeiras linhas do seu sermão?
  • E se você pudesse ter a sua disposição um material com Esboços de Pregação totalmente prontos, não para copiá-los por inteiro, mas para servir de inspiração para você poder adaptá-los conforme o direcionamento do Espirito Santo de Deus?

Por isso, apresento a você o Kit de Esboços de Sermões Bíblicos desenvolvido ao longo do meu ministério. Com tópicos totalmente bem detalhados e esmiuçados, para você se inspirar e deixar o Espirito Santo de Deus te usar.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para ter acesso a uma fonte de inspiração que vai transformar para sempre as suas pregações.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO TER ACESSO A ESTE MATERIAL DE INSPIRAÇÃO COM ESBOÇOS DE SERMÕES BÍBLICOS


Qual Era a Doença de Lázaro

A verdade é que não sabemos qual era a doença de Lázaro.

Talvez porque nessa época a medicina ainda não era tão adiantada como nos dias atuais.

Ou simplesmente porque o apostolo João preferiu não enfatizar a causa da enfermidade, mas sim enfatizar o grande milagre da ressurreição.

Algumas pessoas que buscam a todo custo invalidar o Poder do Senhor Jesus Cristo, afirmam que lázaro teve o que hoje conhecemos como “catalepsia“.

Mas é claro que isso não é verdade, caso contrário estaríamos chamando Jesus de mentiroso, pois Ele mesmo havia dito aos seus discípulos que Lázaro estava morto. Veja:

Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto (João 11:14)

Lázaro Morreu Com Quantos Anos

Algumas poucas pessoas fazem essa pergunta, mas o fato é que a Bíblia não nos relata acerca da idade de Lázaro.

Portanto não podemos afirmar nada a respeito.

E qualquer coisa que venha ser dita por alguém, é mera especulação.

Uma Curiosidade Sobre Lázaro

Pra você que chegou até aqui, vou te contar um fato bem curioso sobre a história de Lázaro. Mas que muita gente infelizmente ainda não sabe.

É bem verdade que muitas pessoas passaram a crer em Jesus e segui-lo, após testemunharem o milagre na vida de Lázaro.

Mas do outro lado, temos os líderes religiosos da época que não ficaram contentes e muito menos feliz com isso.

E além de buscarem incansavelmente uma forma para poder matar Jesus, passaram também a perseguir Lázaro, para o matar.

E assim acabar com a evidência do milagre. Veja:

E os principais dos sacerdotes tomaram deliberação para matar também a Lázaro; Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus. (João 12:10-11)

Quanto maior for o milagre que Jesus realizar em sua vida, se você se manter fiel a Ele, maior será a probabilidade de você ser perseguido.

Pois na verdade não perseguem você, mas sim Aquele que está em você!

Mas, muito mais que a perseguição é a certeza que o nome de Deus tem sido glorificado através da sua vida. Além de seu testemunho alcançar e quebrantar muitos corações, e trazê-los aos pés do Mestre.

Você Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então clique aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.

Botão curso de pregador


 

Se você gostou desse conteúdo sobre quem foi Lázaro, compartilhe em suas redes sociais. E nos ajude a alcançar ainda mais pessoas que precisam conhecer mais da palavra de Deus.

Aproveite e deixe pra mim um comentário caso tenha ficado alguma dúvida, ou até mesmo dizendo o que achou desse conteúdo.

Prometo que vou te responder pessoalmente.

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    27 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Deus abençoe Pr. Robson obrigado pelo texto que Deus continue abençoando sua vida e ao ler me atendo e algo que cada um de nós temos um propósito específico pois no mundo de hoje aonde tudo se concentra em favorecimento vejo que na vida de Lázaro mesmo sendo amigo de Jesus não foi um apóstolo mesmo sendo cristão mais alcançou algu maior que relatou na bíblia era amigo de Jesus isso me leva a intender que só posso chamar de amigo quem tem intimidade.diferente de cargo eclesiástico.amigo é além…

      • Graça e Paz Paulo, muito bem colocado seu comentário.
        Uma coisa é dizer que somos, outra coisa É SER aquilo que dizemos! Infelizmente nossa geração muito fala e pouco pratica. Mas que possamos SER a DIFERENÇA que este mundo precisa. Deus abençoe sua vida!

    2. Paz do Senhor meu amado irmão, pastor.
      É isso ai, de forma simples e poderosa um estudo verdadeiramente sem mistura, realmente oque a biblia diz.
      Deus continue abençoando
      sua vida.

    3. A paz do Senhor varão…
      achei o estudo de muito proveito , pois podemos identificar pequenos detalhes que fazem uma grande diferença na mensagem .

      Que Deus abençoe e ilumine muito mais o irmão.

    4. Paz… achei ótimo! nas igrejas realmente ñ fala exatamente de modo simplificado. é sempre bom poder entender o que nos é explicado e vc faz de forma simples e aproveitável… compartilhado para que outros tb possam aprender mais sobre Jesus…Obrigado

      • Paz Cristina… A Bíblia não nos fornece mais detalhes sobre essa perseguição… mas creio que se Deus o ressuscitou foi para um grande propósito. Então acredito que não conseguiram matá-lo. Mas sua vida e seu testemunho serviu para que multidões se achegassem a Jesus Cristo.