7 Lições Sobre a Pesca Maravilhosa – Esboço de Pregação Impactante

Neste esboço de pregação baseado em Lucas capítulo 5, quero compartilhar com você 7 Lições da Pesca Maravilhosa que vão impactar a sua vida.

Sempre que lemos, meditamos ou ouvimos uma ministração sobre esta passagem bíblica, ouvimos Deus falar de maneira sobrenatural para com nossas vidas.

E dessa vez não será diferente.

Você também poderá usar este esboço para se inspirar e deixar o Espírito Santo de Deus usar você, em suas ministrações.

Então vamos juntos, mergulhar com profundidade naquilo que o Senhor tem preparado para nossas vidas e fazer uma reflexão sobre a pesca maravilhosa.

(Recomendo que você também leia…)

8 Motivos Pelo Qual Você Precisa Pregar a Palavra de Deus – Não Fuja Deste Chamado!

 

7 Lições da Pesca Maravilhosa 

Então vamos ao esboço de Lucas 5: A Pesca Maravilhosa

Texto Bíblico Base: Lucas 5:1-11

E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré; E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes. E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão. E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar. E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede. E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede. E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique. E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito. E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

 

Introdução

  • Nesta mensagem vamos aprender algumas lições extraordinárias para as nossas vidas, lições que tem o poder de mudar totalmente o rumo da nossa história.
  • Vamos aprender com um homem frustrado, mas que mesmo diante de todo um cenário de caos e decepção, foi obediente à Palavra do Mestre Jesus.
  • E também vamos entender um pouco mais, sobre a atitude de Jesus, quando Ele deseja abençoar alguém que está disposto a obedecer.

 

1º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • No versículo 2, podemos observar que Jesus vê o exato momento em que Pedro e os que estavam com ele chegam à praia frustrados, e começam a descer do barco e a lavar as redes.
  • A primeira lição da pesca maravilhosa que aprendemos é que tudo nessa terra, está na visão e no controle de Deus. (nada do que acontece está passando desapercebido)
  • Deus viu, o exato momento em que aquela pessoa te feriu. Deus viu, o exato momento em que alguém te abraçou e disse pode contar comigo, mas que ao virar as costas, começou a  espalhar fofocas contra a sua vida.
  • Deus viu, o exato momento da sua frustração, o exato momento da sua decepção…

 

2º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • Neste texto, vemos que Pedro um experiente pescador está frustrado, afinal, naquele dia ele não vai poder levar o sustento para sua casa e sua família. (Normalmente os pescadores vendiam os peixes e usavam o dinheiro para poder sobreviver, pagar suas contas…)
  • Aqui aprendemos que muitas vezes, o nosso conhecimento, o nosso recurso financeiro e até mesmo as amizades, não podem impedir o dia mau de chegar em nossas vidas.
  • Mas é no exato momento em que Pedro já está fora do barco, frustrado e se preparando para ir embora (desistir), que Jesus se aproxima e entra na sua embarcação.
  • Quero profetizar na sua vida, que se hoje você se encontra cansado, sem forças, totalmente frustrado e já pronto para desistir… Hoje Jesus está entrando no teu barco para renovar as suas forças, te dar um novo ânimo e dizer que daqui pra frente, o mistério é com Ele, o agir é com Ele, o impossível é com Ele. 

 

3º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • No versículo 2, também podemos observar que Pedro está lavando as redes. (Lavar as redes, soa como aqueles momentos em que decidimos parar, dar um tempo, ir embora e “entregar os pontos”)
  • Mas aqui, Deus também nos ensina que Ele só trabalha com coisas limpas.
  • Deus quer nos usar de maneira sobrenatural, mas para isso, precisamos estar com as nossas vestes limpas, sem manchas…
  • Hoje Deus está limpando a sua vida, tirando as mazelas, os carrapichos e toda impureza que ainda possa estar impregnado na sua vida, Deus vai tirar. (você é nova criatura, o velho homem precisa estar morto)
  • O dom que Deus te deu para louvar, é para engrandecer o nome d’Ele e não para ser dividido entre dois senhores.

 

4º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • Jesus ao entrar no barco de Pedro, pede que ele o afaste um pouco da terra.
  • Aqui, Jesus nos ensina que precisamos nos afastar um pouco das coisas desta terra (deste mundo), para que possamos ter intimidade com ele.
  • Se você quer ter intimidade com Deus para viver milagres, então comece hoje a focar nas coisas do alto. 
  • Tire da sua vida hoje, coisas da terra que estão minando a sua fé, e te afastando da presença de Deus.
  • No versículo 4, quando Jesus acabou de ensinar ao povo, Ele ordena que Pedro vá ao mar alto para lançar as redes
  • Aqui extraímos mais uma lição: Quando você obedece a voz de Deus e se afasta da terra para ter intimidade com Ele, Deus começa a liberar na sua vida, Palavras de Vitória, que vão fazer você viver milagres sobrenaturais. 

 

5º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • Pedro, ainda não conhecia Jesus (Jesus ainda estava no início do Seu ministério, convocando os primeiros discípulos), mas permitiu Jesus entrar no seu barco, ouviu o Seu ensino e creu na Sua palavra.
  • Muitas vezes nós dizemos que conhecemos a Jesus, que temos intimidade com Ele, mas duvidamos, quando Ele libera uma Palavra de vitória sobre a nossa vida.
  • Não sei qual foi o ensino (as palavras) de Jesus, quando estava no barco, mas de uma coisa sei e que está em RM 10:17, que a fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus.
  • Pedro Estava frustrado, decepcionado e já pronto a desistir, mas as Palavras de Jesus renovaram a sua fé e esperança. (se alimente cada dia mais da palavra de Deus, só ela tem o poder de renovar a sua fé)
  • Quando Pedro recebe a ordem do Mestre, ele resolve obedecer. (não confiando na sua capacidade ou conhecimento, mas confiando no Poder da palavra de Jesus)

 

6º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • Pense comigo, peixe se pesca, certo? Mas a Bíblia diz que eles “COLHERAM”. (veja o versículo 6)
  • Então pega a visão. (alguém só pode colher aquilo que ele ou alguém plantou, certo?
  • Então vejamos o que a Bíblia diz em Gênesis 1:20-22 (leia na sua bíblia). No quinto dia da criação, Deus usou a Sua própria Palavra como semente, para que as águas pudessem produzir todo o tipo de peixes.
  • Logo, quando Pedro (em obediência) lança a rede para poder pescar, na verdade ele colhe aquilo que Deus já havia preparado para a sua vida desde a criação do mundo.
  • Tudo aquilo que você tem buscado, tem clamado e pedido a Deus, Ele vai fazer você colher
  •  Ele vai fazer chegar nas suas mãos, a partir do momento em que você começar a obedecer a voz do Senhor, e estar alinhado dentro do propósito que Ele tem para a sua vida.

 

7º Lição da Pesca Maravilhosa 

  • No versículo 10 Jesus vai dizer a Pedro: “Não temas; de agora em diante serás pescador de homens”.
  • Aqui vemos um homem, que antes de seu encontro com Jesus, pescava um peixe vivo e o matava. 
  • Mas que após o seu encontro com Jesus, se torna um instrumento nas mãos de Deus, para pegar vidas que estão mortas espiritualmente, e conduzi-las à vida eterna.
  • Quando você estava no mundo servindo a satanás, ele usava a sua vida, seu dinheiro, seu conhecimento e suas habilidades…
  • Mas agora, após o seu encontro com Jesus, Ele vai usar sua vida, seu dinheiro, seu conhecimento e suas habilidades, em prol do Reino, para que vidas sejam libertas e edificadas.

 

Conclusão: Esboço de Lucas 5 A Pesca Maravilhosa

  • Não é da tua maneira ou do teu jeito, mas é da maneira que Deus quer. 
  • Naquela madrugada, a ordem de Deus aos peixes era que eles se escondessem, pois Deus queria trabalhar na vida e no caráter de Pedro.
  • Dores, frustrações e perdas que vem contra a sua vida, não é para fazer você parar, mas serve de escola, para que Deus possa trabalhar na sua vida, e conduzir você para aquilo que Ele preparou para a sua vida.
  • Creia no Poder da Palavra de Deus e confie que o milagre vai acontecer.

RECADO IMPORTANTE PARA VOCÊ PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS

  • Você costuma ter dificuldades para encontrar um tema para sua pregação?
  • Você até ora a Deus, pede por uma palavra inspirada para que você possa ministrar aos ouvintes, mas ao abrir a Bíblia, dá um branco na sua mente e você não consegue nem mesmo elaborar as primeiras linhas do seu sermão?
  • E se você pudesse ter a sua disposição um material com Esboços de Pregação totalmente prontos, não para copiá-los por inteiro, mas para servir de inspiração para você poder adaptá-los conforme o direcionamento do Espirito Santo de Deus?

Por isso, apresento a você o Kit de Esboços de Sermões Bíblicos desenvolvido ao longo do meu ministério. Com tópicos totalmente bem detalhados e esmiuçados, para você se inspirar e deixar o Espirito Santo de Deus te usar.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para ter acesso a uma fonte de inspiração que vai transformar para sempre as suas pregações.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO TER ACESSO A ESTE MATERIAL DE INSPIRAÇÃO COM ESBOÇOS DE SERMÕES BÍBLICOS

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    14 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. Parabéns por este trabalho. Que o Senhor nosso Deus continue lhe usando em força e sabedoria diante de todos. Seja próspero das bênçãos do Senhor

    2. Abençoado esboço tenho dificuldade
      de elaborar mensagens,ficou mais fácil de entender. Deus abençoe grandemente vocês que tiveram esse material disponibilizado Para conhecermos é do meu interesse. de adquirir esse material. Obrigado

    3. Graça e paz pastor Robson Silva gostei do teu material do esboço estarei a companhar e poder aprender mais com criar um sermão
      Deus abençoe muito

    4. Olá pastor boa noite seus estudos e esboços são maravilhosos estou amando que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério.