Esboço de Pregação Jeremias 18:1-6 – O Vaso na Casa do Oleiro

Vou compartilhar com você um Esboço de Sermão baseado em Jeremias 18, onde fala sobre o vaso na casa do Oleiro.

Recentemente tive a oportunidade de ministrar este sermão e grande foi a Glória de Deus. Por isso quero aqui disponibilizá-lo na integra para você.

Este esboço de pregação vai servir de base, para você também poder ministrar na sua igreja, em sua próxima pregação da Palavra de Deus.

Nosso objetivo aqui é lhe dar um norte, uma direção sobre este tema tão profundo e com lições inesgotáveis da parte de Deus para nossa vida.

Deixe o Espirito Santo de Deus usar você com graça, verdade e grande autoridade.

 

Esboço de Pregação Jeremias 18:1-6 – O Vaso na Casa do Oleiro

Texto Bíblico Base: Jeremias 18:1-6

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

INTRODUÇÃO

A Palavra do Senhor que veio a Jeremias

  • Jeremias profetizou durante um período de 40 anos, e a sua mensagem foi rejeitada por todos. Pela sua família, pelos seus vizinhos, pelos sacerdotes, pelos 5 últimos reis de Judá e por toda a nação.
  • Até parece que estamos vivendo os mesmos dias de Jeremias. Afinal, as pessoas têm rejeitado a Palavra do Senhor.
  • Muitos desprezam e não valorizam a Palavra do Senhor. Você prega o amor, você prega que Jesus cura, você prega que Jesus está voltando, mas as pessoas perderam o temor pela Palavra de Deus.
  • Mas eu louvo a Deus, pois aqui ainda há um povo que preza pela Palavra, que valoriza a Palavra e que entende que a Palavra de Deus é como uma bússola que nos dá a orientação certa para aquilo que precisamos.
  • E hoje nós vamos aprender algumas lições de Deus, para a vida de Jeremias e a nação de Judá. E que também serve para as nossas vidas.

1 – LEVANTA-TE…

  • Aqui vemos a 1º ordem que o Senhor dá ao profeta Jeremias. Essa expressão “levanta-te”, fala de posicionamento. De sair da posição atual a qual você está e se posicionar na direção daquilo que Deus tem para a sua vida.
  • Quantas vezes nós nos abatemos devido às lutas, devido aos problemas e as circunstâncias que só nos dizem não. E com isso ficamos paralisados. (aqui você pode dar alguns exemplos de situações que nos paralisam, como: saúde, perseguição, filhos rebeldes, marido alcoólatra…)
  • Então hoje o Senhor te dá uma ordem: Levanta-te, reage e se posicione, pois Ele conta com você para uma grande obra. 
  • Entendo que as lutas nos causam dor, nos machuca e compreendo que é necessário sentir essa dor, afinal somos seres humanos, temos sentimentos. Mas o que não podemos é ficar prostrado diante da dor.

2 – E DESCE…

  • Aqui vemos um paradoxo (ou seja, uma contradição). Deus manda se levantar e depois manda descer. O “levantar” nós vimos que fala de posicionamento, já o “descer” fala de humilhação.
  • Isso fala de relacionamento com Deus, de intimidade, de comunhão. Precisamos crescer no nosso relacionamento com Deus. (na oração, no jejum, na palavra, na intercessão) (Is 55:6)
  • O nosso relacionamento com Deus é como uma escada. Porém ao invés de subir, eu preciso descer. E a cada degrau que eu desço, mais eu me aproximo de Deus e aumento o meu nível de relacionamento com Ele.
  • Pois existem coisas que Deus só vai nos revelar, na medida em que nós formos descendo essa escada da intimidade.

3 – À CASA DO OLEIRO

  • Veja no texto, que Deus não dá a Jeremias o endereço da olaria, Deus simplesmente dá uma ordem dizendo: Levanta-te e desce à casa do oleiro.
  • Isso me faz lembrar quando Deus chama Abraão dizendo: “sai do meio da tua parentela e vai para o lugar que Eu te mostrarei”. Veja que Deus mandou Abraão sair e que no meio do caminho Ele mostraria o endereço. (Gn 12:1)
  • Já no novo testamento vemos algo similar, quando Deus fala com um discípulo chamado Ananias dizendo: “Vá a rua chamada direita, na casa de Judas, e procure por um homem de Tarso, chamado Saulo”. Veja que aqui Deus revela o endereço. (At 9:10-11)
  • Porém com Jeremias, Deus não dá o endereço.
  • Então eu aprendo que “Profeta que foi escolhido desde o ventre da sua mãe, não precisa de ninguém pra revelar o endereço, pois ele já sabe qual é o endereço da Olaria de Deus, ele já sabe onde é o seu lugar.
  • O teu endereço não é no botequim, não é na roda dos escarnecedores, não é no meio daquelas má amizades, mas você já sabe que o seu endereço é na presença do Senhor.

4 – E LÁ TE FAREI OUVIR AS MINHAS PALAVRAS

  • Quando lemos o texto que está em apreço, percebemos que Deus já estava falando com Jeremias. Logo, Deus já poderia muito bem ter desenrolado todo o rolo para Jeremias. Porém, lembra da escada da intimidade com Deus?
  • Existem coisas que Deus só vai nos mostrar, quando nós chegarmos no propósito que Ele tem reservado pra nossa vida. 
  • Propósito está ligado a chamada. E existem coisas que Deus só vai nos mostrar, existem coisas que nós só vamos viver, quando de fato estivermos dentro do propósito que Deus tem pra nossa vida.

 

5 – E DESCI À CASA DO OLEIRO

  • Veja que Jeremias é um profeta obediente, ele ouve a voz de Deus dando um direcionamento para a sua vida, e após ouvir esse direcionamento de Deus, ele obedece e coloca em prática.
  • Quantas pessoas têm ouvido a voz de Deus, mas não tem obedecido? Deus manda ir para um lado, mas nós vamos para o outro. (aqui você também pode dar alguns exemplos)

 

6 – E EIS QUE ELE ESTAVA FAZENDO

  • Perceba que o oleiro não começa a trabalhar quando Jeremias chega na olaria. Mas quando Jeremias chega na olaria, o oleiro já estava trabalhando, o oleiro já estava fazendo a sua obra.
  • Muitas vezes você pode até não está vendo, mas o Oleiro Jesus Cristo já está trabalhando em prol da sua causa.
  • As circunstâncias da vida podem até estar te impedindo de ver Jesus trabalhando, mas isso não significa que Ele está parado de braços cruzados. (João 5:17)
  • Ele não vai começar a fazer quando você chegar no propósito, mas Ele já está fazendo. Para que quando você chegar no propósito, você possa viver e experimentar tudo aquilo que Ele tem projetado para a sua vida.

7 – O VASO SE QUEBROU NA MÃO DO OLEIRO

  • Alguém pode até pensar que o oleiro não foi cuidadoso e acabou quebrando o vaso. Mas na verdade o texto nos diz que o vaso é que se quebrou na mão do oleiro.
  • E o vaso ele se quebra justamente porque no meio do seu barro, ainda está impregnado algumas raízes, algumas pedrinhas. E isso acaba fazendo o vaso trincar na mão do oleiro.
  • Essas raízes falam de coisas que ainda possam estar impregnadas na nossa vida, pensamentos e atitudes do velho homem e de crenças que adquirimos antes de vir para a presença de Jesus.
  • As pedrinha falam de impurezas que podem estar em nossas vidas, como certos pecados de estimação, arrogância, egocentrismo, soberba, incredulidade, dureza de coração.

8 – TORNOU A FAZER DELE OUTRO VASO…

  • Aqui podemos aprender que é melhor a gente se quebrar nas mãos do Oleiro, do que nos quebrarmos nas mãos do inimigo.
  • Porque o adversário usa os seus secretários da maneira que ele quer e depois os descarta.
  • Mas o nosso Oleiro, mesmo quando nos quebramos diante da Sua glória e da Sua Santidade, Ele não nos descarta, Ele não nos joga fora, Ele não desiste de você! 
  • (Quantas orações eu já fiz a Deus agradecendo por Ele não ter desistido de mim.) (Aqui você pode dá um exemplo da transformação que Deus fez na sua vida).
  • Mas quando nos quebramos nas mãos do Oleiro, Ele nos pega e nos faz um novo vaso. Só que agora do jeito que Ele quer.

CONCLUSÃO 

EIS QUE COMO O BARRO NA MÃO DO OLEIRO, ASSIM SOIS VÓS NA MINHA MÃO

  • O vaso não tem direito de escolha. Ele não pode dizer para o oleiro qual a aparência que ele deseja ter, e muito mesmo para que tipo de coisa ele deseja ser usado.
  • Quem define é o Oleiro. Quem determina é o Oleiro. (tem vaso que quer louvar, mas o Oleiro criou ele para pregar. Tem vaso que quer ficar sentadinho esquentando o banco, mas o Oleiro criou ele pra estar na frente da obra, trabalhando na igreja).
  • Quanto mais rápido você entender que quem dirige os seus passos é o Oleiro, mais rápido você passa pelos processos da casa do oleiro, e começa a viver o propósito e as promessas de Deus na sua vida.

Esboço de Pregação Jeremias 18:1-6 – O Vaso na Casa do Oleiro

Chamada 1 – Apelo

Normalmente as nações brigam por causa de ouro, de diamantes, por causa do petróleo e por causa do poder. Mas não por causa do barro, porque barro aos olhos do homem não tem valor.

Mas hoje o Oleiro Jesus Cristo está dizendo para você: “Nas Minhas Mãos Você Tem Valor.”

Quem sabe você entrou aqui hoje, totalmente frustrado, ou até mesmo decepcionado com pessoas. Mas hoje o Oleiro está dizendo para você: “Eu Quero Reconstruir a sua História e Declarar Um Tempo de Uma Nova História na sua Vida.”

Se você deseja entregar a sua vida para Jesus Cristo, faz um sinal com sua mão, que nós vamos orar pela sua vida.

Chamada 2 – Para Quem já é Cristão

Você que já está na presença do Senhor e entendeu essa mensagem, ouviu a voz do Senhor ecoar em seus ouvidos, e sabe que você precisa se levantar e caminhar na direção daquilo que Deus já te orientou… 

Quero convidar você a vir aqui na frente, diante do Altar, para que possamos orar pela sua vida!!!


RECADO IMPORTANTE PARA VOCÊ PREGADOR DA PALAVRA DE DEUS

  • Você costuma ter dificuldades para encontrar um tema para sua pregação?
  • Você até ora a Deus, pede por uma palavra inspirada para que você possa ministrar aos ouvintes, mas ao abrir a Bíblia, dá um branco na sua mente e você não consegue nem mesmo elaborar as primeiras linhas do seu sermão?
  • E se você pudesse ter a sua disposição um material com Esboços de Pregação totalmente prontos, não para copiá-los por inteiro, mas para servir de inspiração para você poder adaptá-los conforme o direcionamento do Espirito Santo de Deus?

Por isso, apresento a você o Kit de Esboços de Sermões Bíblicos desenvolvido ao longo do meu ministério. Com tópicos totalmente bem detalhados e esmiuçados, para você se inspirar e deixar o Espirito Santo de Deus te usar.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para ter acesso a uma fonte de inspiração que vai transformar para sempre as suas pregações.

CLIQUE AQUI E VEJA COMO TER ACESSO A ESTE MATERIAL DE INSPIRAÇÃO COM ESBOÇOS DE SERMÕES BÍBLICOS

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Esta Gostando do Conteúdo?

Que tal ESTUDAR A BÍBLIA junto comigo em 2024? Entre neste desafio e receba ESTUDOS BÍBLICOS TOTALMENTE GRÁTIS direto no seu WhatsApp, basta clicar no ícone abaixo. Vamos sair do raso e MERGULHAR PROFUNDO no Conhecimento da Palavra!

Sobre o Autor

Pr. Robson Silva
Pr. Robson Silva

Meu nome é Robson Silva. Sou pastor, casado e tenho por missão ajudar VOCÊ a Crescer Espiritualmente!

    21 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


    1. A paz do senhor 🙌
      Sou iniciante, tenho muita dificuldade de memorizar e sempre procuro estudos como esse não com o intuito de copiar , mas tentando ver uma maneira de melhorar minhas interpretações , gostei do estudo. Parabéns pelo seu conteúdo 👏👏

    2. Gostei muito desse esboço, eu tenho muita dificuldade em pregar a palavra, e busco sempre em pesquisa mensagens, para aplicar no culto de senhoras e reuniões, então é maravilhoso, e supera sempre a minha espectativa na busca pelo o conhecimento da palavra. É edificante amei de verdade amém!